Com um acordo descrito como "extraordinário" pelo Comitê de Negociação, o SAG-AFTRA, Sindicato dos Atores de Hollywood, declarou oficialmente o fim da greve. A paralisação histórica durou 118 dias, dos quais a maioria se sobrepôs aos 148 dias de greve do WGA, Sindicato dos Roteiristas de Hollywood, na primeira greve conjunta em mais de 60 anos.
Um otimismo cauteloso havia surgido desde a retomada da última rodada de negociações em 24 de outubro. Atestando a seriedade das conversas, os CEOs dos quatro principais estúdios da AMPTP (Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão) participaram diretamente das negociações: Ted Sarandos (da Netflix), Bob Iger (da Disney), Donna Langley (da NBCUniversal) e David Zaslav (da Warner Bros. Discovery).
A greve dos atores de Hollywood, que teve início em 14 de julho de 2023, tinha como objetivo atender às principais reivindicações do sindicato, que incluíam, entre outros pontos, o aumento substancial dos pagamentos, transparência e aumento dos lucros residuais de streaming, além de uma urgente regulamentação sobre o uso de IA (inteligência artificial) nas produções.
O que disse o SAG-AFTRA
Leia a declaração divulgada pelo SAG-AFTRA abaixo:
"Nós estamos emocionados e orgulhosos de dizer que hoje o seu Comitê de Negociação votou unanimemente para aprovar um acordo provisório com a AMPTP. A partir das 00h01 (horário do Pacífico) de 09 de novembro, a nossa greve está oficialmente suspensa e todos os locais de piquete estão fechados. Nós entraremos em contato nos próximos dias com informações sobre reuniões de celebração em todo o país.
Em um contrato avaliado em mais de um bilhão de dólares, nós alcançamos um acordo de escopo extraordinário que inclui aumentos de compensações mínimas 'acima da média', disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da IA, e pela primeira vez estabelece um bônus de participação em streaming. Nossos limites de pensão e saúde foram substancialmente aumentados, o que trará um valor tão necessário para os nossos planos. Em adição, o acordo inclui inúmeras melhoras para múltiplas categorias incluindo aumentos de compensação descomunais para figurantes, e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades.
Nós alcançamos um contrato que permitirá que membros de todas as categorias do SAG-AFTRA construam uma carreira sustentável. Muitos milhares de artistas, hoje e no futuro, se beneficiarão deste trabalho.
Todos os detalhes do acordo não serão fornecidos até que o acordo provisório tenha sido revisado pelo Conselho Nacional do SAG-AFTRA.
Nós ainda agradecemos nossos irmãos sindicalizados - os trabalhadores que impulsionam essa indústria - pelos sacrifícios que ele fizeram enquanto apoiadores da nossa greve e da greve do Sindicato dos Roteiristas (WGA). Nós estamos juntos em solidariedade e estaremos aqui para vocês sempre que precisarem de nós.
Agradecemos a todos pela sua dedicação, o seu comprometimento e solidariedade ao longo dessa greve. É por causa de VOCÊS que essas melhorias se tornaram possíveis."
A declaração da AMPTP
Em um anúncio próprio, a AMPTP declarou:
"O acordo provisório de hoje representa um novo paradigma. Dá ao SAG-AFTRA os maiores ganhos contratuais da história do sindicato, incluindo o maior aumento nos salários mínimos dos últimos quarenta anos; novos residuais para programas de streaming; extensas proteções de consentimento e compensação no uso de inteligência artificial; e aumentos contratuais consideráveis em itens em geral. A AMPTP tem o prazer de ter alcançado um acordo provisório e almeja que a indústria retome o trabalho de contar grandes histórias".