Como já se tornou tradição, o ex-presidente dos EUA (e produtor de cinema!), Barack Obama, divulgou a sua célebre lista daqueles que considera os melhores filmes do ano passado. Com direito a uma atualização de última hora, esses foram os filmes que Obama assistiu e mais apreciou em 2023.

Rustin
O Mundo Depois de Nós
Jon Batiste: American Symphony
Os Rejeitados
BlackBerry
Oppenheimer
American Fiction
Anatomia de Uma Queda
Monster
Vidas Passadas
Air: A História Por Trás do Logo
Belas e Recatadas
A Thousand and One

E sua última adição, após assistir o longa no cinema: a adaptação musical da dura jornada de uma mulher no sul dos Estados Unidos do início do século XX, A Cor Púrpura.

Como humildemente admitido por Obama, Rustin, O Mundo Depois de Nós e Jon Batiste: American Symphony entram em conflito de interesse, pois foram produzidos pela Higher Ground, produtora que ele fundou em conjunto com Michelle Obama, em 2018. Mas o ex-presidente enfatiza: "Esses foram de fato três dos melhores filmes que eu vi esse ano."

Na lista, Barack Obama também tomou partido em relação ao fenômeno que marcou o cinema de 2023. Quanto ao duo de Barbenheimer, ele preferiu a obra de Christopher Nolan, adicionando Oppenheimer à sua seleção.

cineserie.com.br
Colman Domingo em Rustin © Netflix

Outros títulos

Os Rejeitados, a comédia de Alexander Payne que segue Paul Giamatti como um professor rabugento responsável por um aluno arrogante nas férias de fim de ano, também ganhou aprovação de Obama. Assim como o suspense policial premiado de Sandra Hüller, Anatomia de Uma Queda, que acompanha uma mulher suspeita do homicídio do marido e cuja única testemunha é o filho cego do casal. O elogiadíssimo Monster, último filme do japonês Hirokazu Kore-eda, também cativou o ex-presidente com sua história sobre uma briga de escola que toma proporções imprevistas.

cineserie.com.br
Monster © Imovision

BlackBerry, drama canadense, expõe a ascensão e queda do primeiro smartphone. American Fiction é uma comédia ácida acerca do mundo editorial e do que significa ser um 'escritor negro'. Obama incluiu ainda Vidas Passadas, a deliciosa surpresa de 2023, um romance de décadas entre a Coreia do Sul, Canadá e EUA que questiona noções de amor e destino. Não ficaram de fora o filme de Ben Affleck sobre a icônica parceria Nike - Michael Jordan (Air: A História Por Trás do Logo), um conto de irmandade e artes marciais de uma irmã que tenta salvar a outra de um casamento iminente (Belas e Recatadas) e a luta de uma mãe para recuperar o seu filho do sistema de assistência social (A Thousand and One).

Dica amiga: diversos dos títulos chegam ao Brasil em janeiro e fevereiro, ao que vale conferir a lista que preparamos com os principais lançamentos para o início de 2024.