Foram revelados os títulos selecionados para a 81ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos mais prestigiados do mundo - e tem filme brasileiro em competição. Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles, está entre os longa-metragens selecionados que competem pelo Leão de Ouro, o prêmio principal do festival, que decorrerá de 28 de agosto a 07 de setembro de 2024.

Protagonizado por Fernanda Torres, a obra é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que olha para a jornada de vida de sua mãe, Eunice Paiva (vivida por Torres no filme), e sua luta contra a ditadura, pelos direitos indígenas e contra o Alzheimer. Selton Mello também integra o elenco como o marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, que foi cassado e exilado durante a ditadura militar no Brasil. Fernanda Montenegro também participa do filme como a versão idosa da protagonista.

Ainda Estou Aqui também foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto. Em Veneza, o filme compete com títulos como o aguardado Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips, Queer, do italiano de Me Chame Pelo Seu Nome e Rivais, Luca Guadagnino, The Room Next Door, novo filme do espanhol Pedro Almódovar e Maria, de Pablo Larraín, no qual Angelina Jolie interpreta a icônica cantora de ópera Maria Callas.

cineserie.com.br
Ainda Estou Aqui / Divulgação

A júri da competição principal é presidido pela atriz Isabelle Huppert, e tem o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho como um dos integrantes.

Fora de competição

Outro título nacional selecionado para o festival é Apocalipse nos Trópicos, documentário de Petra Costa (Democracia em Vertigem e Elena) que investiga as conjunturas do Brasil durante a pandemia de COVID-19, ao fundamentalismo religioso durante a liderança do ex-Presidente Bolsonaro. Na mesma categoria, serão exibidos títulos como Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton, Se Posso Permmetermi - Capitolo II, de Marco Bellocchio, Phantosmia, de Lav Diaz, Finalment, de Claude Lelouch e o curta-metragem Allégorie Citadine, de Alice Rohrwacher e JR, entre outros.