A 77ª edição do Festival de Cannes chegou ao fim e, na noite de sábado (25), foram anunciados os vencedores durante a cerimônia de gala, tendo Anora, o mais recente longa-metragem de Sean Baker, ganhado a Palma de Ouro, o principal prêmio da competição.

O filme é uma dramédia e arrancou risadas do público do festival, criando um burburinho durante os dias que seguiram à estreia. O diretor americano é conhecido pelo seu Projeto Flórida, que acompanha a jovem Moone, de 6 anos, e sua mãe rebelde, durante um verão vivido em um motel às sombras da Disney. Willem Dafoe foi indicado ao Oscar pela sua performance no longa. Baker também alcançou sucesso com Tangerine, o filme que segue uma prostituta à procura do cafetão que quebrou seu coração, inteiramente filmado com um celular.

Anora, o grande vencedor da noite

Anora é a segunda indicação de Baker ao prêmio principal do Festival de Cannes, sendo a primeira em 2021, com seu longa anterior, Red Rocket. O filme segue Ani, interpretada por Mikey Madison (Era Uma Vez Em...Hollywood), uma jovem stripper do Brooklyn que "se transforma em uma Cinderela dos tempos modernos quando conhece o filho de um oligarca russo", conta a sinopse. "Sem refletir, ela casa com o seu príncipe encantado com entusiasmo, mas assim que a notícia chega na Rússia, o conto de fadas rapidamente se vê ameaçado: os pais do jovem rapaz partem para Nova York com a firme intenção de anular o casamento..."

cineserie.com.br
© FilmNation Entertainment

A vitória foi anunciada por Greta Gerwig, presidente do júri da edição, que comentou que Anora tem "algo que nos remete a um clássico, com estruturas de Lubitsch e Howard Hawks. O filme alcançou algo verdadeiro e inesperado", disse a diretora de Barbie. Baker subiu ao palco, nervoso e tremendo, e agradeceu, afirmando que o prêmio principal do festival era o "único objeto como cineasta durante os últimos 30 anos", conta o THR.

Destaques

Outros títulos da competição principal premiados na noite de sábado incluem All We Imagine As Light, o drama indiano de Payal Kapadia, o primeiro filme do país a competir no festival desde 1994,que levou o segundo maior prêmio do festival. A trama, situada em Mumbai, olha para o cotidiano da enfermeira Prabha, que é perturbado quando ela recebe um presente inesperado do seu ex-marido. Enquanto isso, sua colega de quarto, Anu, tenta em vão encontrar um lugar na cidade onde possa ser íntima com o seu namorado.

O elenco feminino que protagoniza o musical surpreendente de Jacques Audiard, Emilia Pérez, dividiu o prêmio de melhor atriz. Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Zoe Saldaña e Adriana Paz estrelam o filme onde uma advogada ajuda o chefe de um cartel de drogas mexicano a sumir do mapa, tornando-se a mulher que ele sempre sonhou. O filme ganhou também o Prêmio do Júri.

O ator Jesse Plemons recebeu o prêmio de melhor ator por Kinds of Kindness (Tipos de Gentileza), a aguardada nova produção do diretor grego Yorgos Lanthimos.

Veja a lista completa dos ganhadores:

Palme d'Or (Palma de Ouro)
Sean Baker, Anora

Grand Prix
All We Imagine As Light

Prêmio do Júri
Emilia Pérez

Melhor Direção
Miguel Gomes, Grand Tour

Melhor Roteiro
Coralie Fargeat, The Substance

Melhor Atriz
Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Emilia Pérez

Melhor Ator
Jesse Plemons, Kinds of Kindness

Palme D'Or Honorária
George Lucas

Prêmio Especial
Mohammad Rasoulof, The Seed of the Sacred Fig

Camera d’Or, para o melhor primeiro filme
Halfdan Ullman Tondel, Armand

Palme d’Or para o melhor curta-metragem
Nebojsa Slijepcevic, The Man Who Could Not Remain Silent