Mais de duas décadas depois de ser lançado, um dos maiores filmes brasileiros chegará aos países do Golfo. Cidade de Deus está prestes a estrear nos cinemas do Oriente Médio. Isso acontecerá exatos 21 anos após o longa virar um fenômeno. A informação é do Deadline.

A distribuidora do Oriente Médio, Front Row Filmed Entertainment, está se preparando para lançar o filme. Será a primeira vez que o icônico drama de gangues do Rio de Janeiro estará nas telonas do Golfo. A produção indicada ao Oscar vai estrear em seis países: Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

cineserie.com.br
Cidade de Deus. ©Imagem Filmes

O lançamento será em 22 de fevereiro. A data coincide com o dia da estreia do filme nos cinemas no ano de 2003. Na época, os países do Oriente Médio só receberam Cidade de Deus lançado diretamente em DVD. Isso aconteceu devido a uma série de restrições locais. Por essa abertura agora, a celebração é grande diante da chegada às salas de cinema.

"O filme ocupa um lugar especial em nossos corações, foi nossa primeira aquisição e na época não pudemos lançá-lo nos cinemas devido às restrições de idioma impostas pelos cinemas e também porque não tínhamos o dinheiro que precisava para destacar mais, então foi direto para DVD", disse o CEO da distribuidora, Gianluca Chakra, ao Deadline.

Relançamentos pelo mundo

Para comemorar os 21 anos de estreia de Cidade de Deus, a distribuidora Front Row fará uma programação de relançamentos do filme em outros lugares. Conforme noticiou a revista Variety, também no dia 22 de fevereiro o longa chegará ao Norte da África, na região MENA. Já no Reino Unido e na Austrália, os cinemas recebem o filme em 23 de fevereiro e a Irlanda em 15 de março.

Além disso, a Arábia Saudita agora é o principal mercado da distribuidora. Em 2018 o país retirou a proibição de ir ao cinema. Por 35 anos se manteve essa determinação por questões religiosas.

"A equipe por trás do Front Row está comprometida em relançar clássicos e filmes cult, especialmente na Arábia Saudita, onde esses filmes não foram exibidos nos cinemas", afirmou o Front Row em comunicado.

O enredo

Buscapé é um jovem negro, pobre e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual o permite seguir carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

A produção

Co-dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme fez sucesso em 2002 por sua representação realista do aumento da violência de gangues nas favelas do Rio de Janeiro, com um elenco jovem e principiante.

Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias no 76º Oscar, porém não conseguiu conquistar nenhum prêmio. Mesmo assim, o filme aparece regularmente nas listas da crítica entre os melhores de todos os tempos. A produção está classificada em 25º lugar no IMDB. Além disso, tem uma pontuação de audiência de 97% no Rotten Tomatoes.