Em 2002, Danny Boyle e Alex Garland reviveram o gênero de terror zumbi com Extermínio. Nas ruas desertas de Londres, um homem acorda de um coma, 28 dias após um grupo de ativistas libertar macacos contaminados de um laboratório e de um vírus altamente infeccioso acometer a população britânica. Cillian Murphy, que estrela o primeiro longa da franquia de terror, é produtor executivo do recém-confirmado Extermínio 3.
Como reportado pelo THR, o longa, que está em pré-produção, acaba de encontrar lugar na Sony. Danny Boyle, diretor britânico responsável pelo Extermínio original, é também conhecido por dirigir filmes de sucesso como Trainspotting - Sem Limites, Quem Quer Ser um Milionário? e 127 Horas. Boyle retorna em parceria com Alex Garland, roteirista e diretor londrino responsável pela história do primeiro filme - ambos trabalharam juntos em A Praia, Extermínio e Sunshine - Alerta Solar. Garland tem dirigido seus próprios projetos, aclamados pelo público e crítica como Ex_Machina: Instinto Artificial, Aniquilação, Men - As Faces do Medo e Guerra Civil, previsto para esse ano e protagonizado pelo brasileiro Wagner Moura e por Kirsten Dunst.
Extermínio 3 - e Cillian Murphy?
Com uma dupla de peso em um projeto promissor, gerou-se um burburinho há 3 semanas atrás, quando o longa foi anunciado e diversos estúdios de Hollywood se prontificaram a mostrar interesse. A disputa entre Warner Bros. e Sony terminou com a escolha pelo segundo, provavelmente dada a relação de longa data do diretor do estúdio com Boyle.
Agora a pergunta que não quer calar: Cillian Murphy, hoje mundialmente conhecido pelo estrondoso Oppenheimer, fará parte do elenco de Extermínio 3? Ainda não é certo se o ator voltará a interpretar Jim na franquia que o lançou para o mundo - mais detalhes sobre o projeto permanecem em sigilo - mas sabe-se que Murphy entra como produtor executivo do longa.
Outra informação que agrada aos fãs de Extermínio é a confirmação de que a volta da franquia inclui não apenas um, mas dois filmes. Extermínio 3 terá uma Parte 2, que também será escrita por Garland, mas contará com outro diretor que não Danny Boyle, a ser determinado mais adiante. A previsão é que ambas as partes tenham um orçamento em torno de US$ 60 milhões cada e que ganhem lançamentos nas salas de cinema.