O filme que levou o cineasta brasileiro, Karim Aïnouz, a competir pela Palma de Ouro em Cannes pela segunda vez, fará a sua estreia em território brasileiro durante a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Motel Destino é o thriller erótico que marcou a competição oficial do 77º Festival de Cannes, sendo tido como o filme mais quente da edição.

Um motel de beira de estrada, no interior do Ceará, dá nome ao mais recente filme do diretor que nos trouxe obras como Madame Satã, Praia do Futuro e A Vida Invisível. O local serve como ponto de encontro de três personagens que formam um triângulo amoroso arriscado. "Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.", conta a sinopse oficial.

Motel Destino foi inteiramente filmado do Ceará, marcando a volta do cineasta ao seu estado de origem. Karim não produzia um filme inteiramente cearense desde 2006, com O Céu de Suely. O jovem Heraldo, que chega no tal motel é interpretado pelo novo talento Iago Xavier, cuja personagem se envolve com Dayana, vivida por Nataly Rocha, uma mulher envolvida em um casamento abusivo. Fabio Assunção interpreta o dono do estabelecimento e marido de Dayana, Elias.

cineserie.com.br
Motel Destino © Gullane

Motel Destino abrirá Gramado

O longa-metragem integra o festival fora da competição, sendo o título da sessão de abertura, no dia 9 de agosto. “É uma grande alegria apresentar Motel Destino em Gramado. Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa.", comemorou Aïnouz. "Os últimos anos foram muito difíceis, nos quais sobrevivemos a uma pandemia e a um governo fascista. Motel Destino é uma ode ao desejo como motor da vida”, completou o diretor.

O curador Marcos Santuario confirma a importância da presença do cineasta e de trazer obras brasileiras contemporâneas consagradas no exterior para o público brasileiro. “Karim dispensa apresentações. Com seus trabalhos, esse potente realizador deixa sua marca no audiovisual brasileiro desde os anos de 1990 e leva o melhor do nosso cinema para as telas do mundo.", comentou. "Madame Satã, O Céu de Suely, Praia do Futuro e A Vida Invisível são apenas alguns registros da extensa filmografia de Aïnouz. Motel Destino é um filme que causou um furor no exterior, em Cannes, e repete um pouco aquilo que temos feito em anos anteriores, abrindo Gramado com filmes brasileiros que têm sido expoentes no exterior”, disse o curador.

O Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores e mais importantes do país, decorrerá de 9 a 17 de agosto de 2024 na cidade sul-rio-grandense. Uma janela do cinema nacional, Santuario celebra a presença de Motel Destino no festival. “Karim, com seu filme, mostra um pouco do que o mundo está vendo a respeito do cinema brasileiro. Aplaudindo e premiando. Para nós, é uma honra enorme ter o filme de um dos maiores realizadores brasileiros da contemporaneidade, que é aplaudido e reverenciado em outros festivais importantíssimos pelo mundo”, afirma.