"Aguardem e verão." Foi o que disse Francis Ford Coppola no início deste ano ao participar do podcast Accutron. Ele se referia ao seu filme Megalopolis, uma produção na qual está envolvido há décadas e que o diretor financiou com o próprio dinheiro. Menos de um mês depois da entrevista, o consagrado cineasta responsável pela maior trilogia da história do cinema, O Poderoso Chefão, revelou uma primeira imagem do seu épico de ficção científica, um banner de divulgação.

Megalopolis é...bom, é mega. O projeto tem um orçamento estimado de 120 milhões de dólares, grande parte dos quais Coppola financiou sozinho. A sinopse oficial do filme é misteriosa: "O destino de Roma assombra um mundo moderno incapaz de resolver os seus próprios problemas sociais nesta história épica de ambição política, gênio e conflitos amorosos."

Veja a imagem divulgada no perfil do filme, no Instagram, a seguir.

cineserie.com.br

Elenco

Coppola reuniu grande atores para Megalopolis. Incluem o elenco: Adam Driver (Ferrari), Aubrey Plaza (The White Lotus), Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), Jon Voight (Fogo Contra Fogo), Shia LaBeouf (Ninfomaníaca), Nathalie Emmanuel (Velozes e Furiosos 7), Laurence Fishburne (Matrix), Chloe Fineman (Saturday Night Live), Kathryn Hunter (Pobres Criaturas), Dustin Hoffman (Kramer vs Kramer), Talia Shire (O Poderoso Chefão), Jason Schwartzman (Asteroid City) e Giancarlo Esposito (Breaking Bad).

Depois de mais de 20 anos em desenvolvimento, as filmagens foram finalmente terminadas há quase um ano, em março de 2023. Desde o início, Megalopolis sempre esteve envolvido em rumores e especulações - ou não seria uma produção de Coppola - que principalmente culminaram, no fim das gravações, sobre comentários de um set caótico.

Mas diversos nomes envolvidos, inclusive Adam Driver, pronunciaram-se contra os rumores. "O ambiente criado pelo Francis é de foco e inspiração. Estamos dentro do cronograma previsto e, honestamente, tem sido uma das melhores experiências em filmagem que eu já tive”, disse Driver.

Nova tecnologia

Segundo o IndieWire, Megalopolis utiliza, pela primeira vez na história do cinema, uma tecnologia nova. O filme é o primeiro a usar o recém-inaugurado estúdio Prysm, da Trilith Studios, na cidade americana de Atlanta. A filmagem mistura o cinema do passado e do futuro, combinando formas de produção do cinema clássico com as possibilidades recentes abertas pela nova tecnologia virtual.

cineserie.com.br
© Prysm Stages at Trilith Studios

O produtor, Michael Bederman, declarou: "Filmar em telas de LED abre novas formas de criarmos nossas histórias no cinema. O que é único e animador de filmar Megalopolis no Prysm em Trilith é que nós podemos casar a experiência tradicional de filmagem, técnicas e equipe com o as mais desenvolvidas capacidades virtuais de produção no mesmo espaço, acessando o melhor das opções analógicas e digitais disponíveis para os cineastas hoje."

Lançamento e expectativas

Ainda não há informações sobre a data da estreia de Megalopolis, sabe-se apenas que será ainda em 2024. A maior parte dos detalhes da produção permanecem em sigilo, sendo que a página oficial do filme no Instagram é responsável pela divulgação promocional até agora.

Coppola parece animado para finalmente trazer o seu épico ao público ao instigar sobre o lançamento ao Accutron: "Vai demorar apenas alguns meses para sair. Tudo o que eu posso dizer é que eu amo os atores que estão no filme. É inusitado e nunca tedioso. Além disso, esperem e verão."

Com base no que Adam Driver comentou com o Collider, podemos esperar algo grandioso e único. "O filme é selvagem. É tão imaginativo e grande e épico, e é audacioso. Ele se arrisca, e eu não poderia estar mais animado com isso."

Quanto às nossas expectativas, talvez nem seja melhor as controlarmos. Segundo o próprio Coppola "o filme tem um estilo que excedeu" às próprias expectativas do diretor.