Em janeiro, a cidade histórica de Minas Gerais recebe a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes, que traz mais de uma centena de filmes nacionais contemporâneos. Serão 61 sessões exibindo 145 títulos do audiovisual brasileiro. Em sua 27ª edição, a Mostra Tiradentes traz duas sessões competitivas de longas-metragens: a Mostra Aurora e Mostra Olhos Livres, que competem pelo Troféu Barroco e Troféu Carlos Reichenbach, respectivamente, e a prêmios dos parceiros.

O festival é conhecido por ter uma programação cinematográfica diversificada, que aposta em novas linguagens e experimentações, que tem um compromisso em abarcar os vários Brasis e suas geografias, além de abrir espaço para obras que induzem à reflexão crítica. Além das exibições de cinema, o evento promove atividades de formação, debates, oficinais, laboratórios, exposições etc.

Homenagens

A noite de abertura, no dia 19, homenageia o diretor mineiro André Novais Oliveira, cujos filmes já rodaram o Brasil e o mundo em renomados festivais. Será exibido o média-metragem Quando Aqui, filmado em Contagem, cidade natal do diretor e de sua produtora, Filmes de Plástico, e o curta-metragem inédito Roubar um Plano, realizado em parceria com o paulistano, do Capão Redondo, Lincoln Péricles, o LKT.

cineserie.com.br
Pouco Mais de Um Mês © Filmes de Plástico

Ao lado do diretor mineiro, a atriz Débora Colen também é a homenageada do Festival - ambos receberão presencialmente os troféus Barroco. Serão ainda exibidos quase 20 títulos dos artistas, incluindo Ela Volta na Quinta, Fogaréu, No Coração do Mundo, Quintal, Fantasmas, O Dia Que Te Conheci, Rua Ataléia, Breve Miragem de Sol e outros.

Encerramento

O filme escolhido para encerrar a Mostra é A Transformação de Canuto, exibido no final de 2023 no Festival de Brasília. A produção é uma docuficção de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto Carvalho. A sinopse oficial indica o dispostivo interessante do filme que chama para o folclore indígena: "Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto, um homem que, muitos anos atrás, transformou-se em onça e depois morreu tragicamente. Agora, a comunidade se reúne em torno da produção de um filme para retratar sua história. Por que isso aconteceu? Mas, mais importante ainda, quem daquela aldeia deve interpretar seu papel?"

cineserie.com.br
A Transformação de Canuto © (Foto: Camila Freitas/ Divulgação)

Veja abaixo os filmes selecionados para as mostras competitivas. Para conferir toda a programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, clique aqui.

Mostra Aurora

EROS, de Rachel Daisy Ellis.
Eu Também Não Gozei, de Ana Carolina Marinho.
Lista de desejos para Superagüi, de Pedro Giongo.
Maçãs no Escuro, de Tiago A. Neves.
Not Dead, de Isaac Donato.
O Tubérculo, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune.
Sofia Foi, de Pedro Geraldo.

Mostra Olhos Livres

A Câmara, de Cristiane Bernardes & Tiago de Aragão.
Aquele que Viu o Abismo, de Gregorio Gananian e Negro Leo.
Foram os Sussurros que Me Mataram, de Arthur Tuoto.
Seu Cavalcanti, de Leonardo Lacca.
SOAP, de Tamar Guimarães.
Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque.