Sobre o que se trata o filme?

Napoleão, a mais nova obra de Ridley Scott (diretor de Alien, Blade Runner e Gladiador) estreia dia 23 de novembro nos cinemas de todo o país. Estrelado por Joaquin Phoenix - que venceu o Oscar de melhor ator interpretando o Coringa -, o épico histórico remonta a trajetória de Napoleão Bonaparte, um modesto oficial do exército francês que conseguiu se tornar imperador no início do século XIX.

cineserie.com.br
Napoleão © Apple

Além de retratar - de uma maneira mais autoral - a ascensão política de uma das figuras mais emblemáticas da história da humanidade, o longa também relaciona a sua escalada até se tornar imperador, com o desenvolvimento do seu conturbado relacionamento com a sua grande paixão, Josephine (Vanessa Kirby). Enquanto Napoleão tenta conquistar o mundo com o seu exército, ele tenta também conquistar o coração da sua amada. Porém, caso uma das suas grandes ambições não se concretize, todo o seu poder pode vir a ruir...

cineserie.com.br
Napoleão © Apple

Joaquin Phoenix ficou desesperado antes de filmar

Com o desafiante papel de interpretar uma figura tão eloquente como Napoleão, Joaquin Phoenix se sentiu completamente perdido e desolado duas semanas antes de iniciar as gravações do filme. Em entrevista à revista Empire, o diretor Ridley Scott contou que o ator, desesperado, o procurou dias antes da rodagem, afirmando que não sabia o que fazer.

"Ele chega, faltando duas semanas e diz: 'Não sei o que fazer...' E eu digo: 'O quê?' E ele: 'Eu não sei o que fazer!' Aí eu falei: 'Entra, senta aqui.' Ficamos sentados por dez dias, o dia todo, conversando cena por cena. De certa forma, ensaiamos tudo. Absolutamente detalhe por detalhe", contou Scott.

cineserie.com.br
Napoleão © Apple

Apesar da apreensão de Phoenix semanas antes de filmar, o diretor não se arrepende de ter escolhido o ator para interpretar Napoleão. Pelo contrário, Scott o classificou como 'perfeito' para o papel e concluiu dizendo que o constante questionamento de Phoenix em relação ao personagem, contribuiu muito para o desenvolvimento do filme.

“Joaquin Phoenix está o mais longe possível de um ator convencional. E ele não faz isso de maneira deliberada, mas por intuição. E é isso que o faz funcionar. Se algo o incomodar, ele avisará você. Ele tornou ('Napoleão') especial ao questioná-lo constantemente,” afirmou Scott.

Esta foi a segunda colaboração entre Ridley Scott e Joaquin Phoenix, que já estiveram juntos em Gladiador (2000) - onde o ator desempenhou o papel de outro imperador: Commodus, do Império Romano.

Napoleão estreia nos cinemas de todo o Brasil na próxima quinta-feira (22) e posteriormente também fará parte do catálogo da AppleTV+. Assista ao trailer do filme!