A Warner Bros. já confirmou a estreia do próximo filme de Denis Villeneuve, que será um presente de Natal, chegando às salas de cinema no dia 18 de dezembro de 2026 - mas ainda não se sabe se o título se trata da aguardada sequência de Duna.

Duna: Messiah, o terceiro filme da franquia de ficção científica inaugurada em 2021 e que adapta a obra de Frank Herbert pode não ser a próxima produção do diretor. Vileneuve já comentou que o terceiro Duna provavelmente não seria o projeto seguinte a Duna: Parte 2, sendo que o cineasta possui um filme que explora o tema da guerra nuclear encaminhado com a Legendary Pictures, confirma o THR.

A estreia de 2026 foi divulgada como sendo da própria Legendary, mas como a produtora também está por trás dos filmes que exploram a guerra e o poder em Arrakis, isso não exclui uma possível mudança de mentalidade do diretor, que pode ter passado Duna: Parte Três à frente do outro projeto ainda não titulado. A Warner Bros. não divulgou mais detalhes sobre o longa que chegará aos cinemas no final de 2026, mas promete que será um "evento" cinematográfico.

O sucesso de Duna

A obra literária de ficção científica que há muito tempo Denis Villeneuve queria adaptar para o cinema tem alcançado um sucesso exponencial. O ano de 2021 viu a estreia de Duna, que apresentou Paul Atreides de Timothée Chalamet ao mundo e rendeu mais de US$ 407 milhões de bilheteria global, garantindo uma sequência.

Duna: Parte 2 permanece na segunda posição entre os filmes com os maiores rendimentos de 2024. Ousando ainda mais e com uma obra mais imersiva e visualmente estonteante, Villeneuve continuou a história do herói que se une à sua amada Chani (Zendaya) e aos Fremen em busca de vingança. Mas na luta conta os conspiradores que destruíram a sua família, Paul corre o risco de ceder às suas visões e tornar-se um tirano. A sequência da franquia arrecadou mais de US$ 711 milhões em todo o mundo.

cineserie.com.br
Duna: Parte 2 © Warner Bros. Pictures

O elenco de Duna tem crescido em número e em talento. O primeiro filme reúne, além dos promissores astros Chalamet e Zendaya, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Javier Bardem, Stellan Skarsgård e Charlotte Rampling. A segunda parte da saga adicionou grandes nomes, como Austin Butler, como o vilão Feyd-Rautha; Florence Pugh, como a princesa Irulan Corrino; Christopher Walken, como o Imperador Shaddam IV e Léa Seydoux, como Lady Margot. Uma surpresa revelada de última hora foi Anya Taylor-Joy, que fez uma rápida aparição como Alia Atreides, irmã de Paul, e cuja personagem deve ser mais profundamente explorada na terceira parte.

O início da produção de Duna: Messiah depende, entre muitos fatores, de um roteiro bem redondo. Em entrevista ao THR, Vileneuve previu que qualquer atraso na adaptação do livro de 1969 de Herbert seria devido "a alcançar a certeza de que tenho o roteiro certo".