Um documentário sobre Robin Williams pode estar a caminho. É o que insinuou Chris Columbus, diretor da segunda maior bilheteria de 1993: a comédia Uma Babá Quase Perfeita. Em entrevista ao Insider, o cineasta relembrou um dos maiores nomes do cinema da década de 1990 e como sua 'inspiração divina' se manifestava em infinitas improvisações no set.

Chris Columbus se juntou ao projeto de Uma Babá Quase Perfeita quando soube que Robin Williams seria o protagonista. O ator já reunia no currículo performances admiráveis em Bom dia, Vietnã e Sociedade dos Poetas Mortos, e Columbus havia prometido a si mesmo trabalhar com Williams, maravilhado com seu talento. O resultado: 972 caixas repletas de películas, cujo conteúdo inclui imagens utilizadas no longa, filmes dos bastidores e takes que não entraram para o corte final. "Nós queremos mostrar o processo de Robin. Há algo especial e mágico sobre a forma como ele abordava o seu trabalho e eu acho que seria divertido explorar isso.", disse Columbus. Mais de 600 mil metros de película estão "em um depósito em algum lugar, e nós gostaríamos de contratar um montador para ir lá e dar uma olhada em todas essas imagens."

cineserie.com.br
Uma Babá Quase Perfeita © 20th Century Fox

Robin Williams, o mestre do improviso

O sonhado documentário sobre Robin Williams mergulharia na genialidade do ator e em sua capacidade extraordinária de improvisação. Logo no início do processo, Williams e Columbus firmaram um acordo, o ator abordou o diretor: "Ei, chefe, a maneira como eu gosto de trabalhar, se você estiver disposto, eu te darei três ou quatro takes como estão no roteiro, e depois nós vamos brincar." Segundo Columbus, "muitas vezes ele literalmente entregava algo completamente diferente do que ele fazia nos takes roteirizados (...) Chegou a um ponto em que eu tinha que filmar todo o longa com quatro câmeras, para conseguir alcançá-lo. Nenhum de nós sabia o que ele iria dizer quando começava, então eu queria a câmera também nos outros atores para pegar as reações deles."

cineserie.com.br
Uma Babá Quase Perfeita © 20th Century Fox

A trama do filme

Uma Babá Quase Perfeita acompanha a jornada de Daniel Hillard, um homem divorciado, que tenta se reconectar com seus três filhos após o divórcio. Daniel não hesita em se transformar em uma babá, a Sra. Doubtfire, para conseguir trabalhar na casa de sua ex-mulher e finalmente encarar o papel de pai. Ao lado de Robin Williams, Sally Field e Pierce Brosnan estrelam a comédia familiar, o longa foi a segunda maior bilheteria daquele ano, ficando apenas atrás de Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, de Steven Spielberg.

Columbus revelou que houve conversas sobre uma possível continuação de Uma Babá Quase Perfeita. Não na época do lançamento, mas logo antes de Robin Williams falecer. "Nós tínhamos um roteiro escrito e foi a última vez que eu vi Robin. Eu fui até sua casa e nós sentamos e conversamos sobre o assunto, e o roteiro era bem forte." Robin apenas tinha inquietações quanto ao uso intenso da roupa prostética da Sra. Doubtfire, que era fisicamente desafiador. "Eu acho que ele esperava que na reescrita nós reduzíssemos o personagem da Sra. Doubtfire. Mas então Robin faleceu e nunca haverá uma sequência."