Um tema que tem sido explorado há décadas, mas que mais recentemente ganhou destaque pela sua inevitável realidade. A Inteligência Artificial já foi retratada das mais diversas maneiras nos filmes, seja de forma ameaçadora, misteriosa, controladora - e até como apoio emocional.

Veja os melhores filmes que abordam a Inteligência Artificial no cinema.

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

cineserie.com.br
2001 - Uma Odisseia no Espaço © MGM

Um dos filmes mais emblemáticos do cinema, 2001 - Uma Odisseia no Espaço aborda a evolução da espécie humana desde antes mesmo de se tornar homo sapiens, até os seus empreendimentos intergalácticos em espaçonaves pelo universo afora. E, claro, a Inteligência Artificial faz parte dessa discussão sobre o ‘futuro’. Já nos anos 60, o mestre Stanley Kubrick discutia as ameaças da tecnologia inteligente com o supercomputador HAL 9000. No longa, uma equipe encontra um artefato desconhecido na superfície da Lua - o monolito que percorre os diferentes tempos do filme - e uma dupla de astronautas é enviada para Júpiter para tentar descobrir a sua origem. Em sua viagem, são ajudados pelo supercomputador HAL 9000, uma Inteligência Artificial que, supostamente, deveria ajudar os humanos a encontrarem a gênese desse mistério. Um filme visionário com efeitos especiais impressionantes que, inclusive, renderam um Oscar ao longa.

Ela (2013)

cineserie.com.br
Her © Annapurna Pictures

Spike Jonze abordou a Inteligência Artificial e a solidão humana como mais ninguém. Em Ela, Joaquin Phoenix vive Theodore, um escritor que tem que lidar com a solidão de um recém-divórcio e acaba se apoiando no mais novo sistema operacional interativo lançado no mercado. O OS1 que ele utiliza, configurado como Samantha e que tem a voz inesquecível de Scarlett Johansson, logo preenche os seus dias e ambos forjam um relacionamento. Samantha é capaz de responder muitas questões para Theodore, mas ele precisa descobrir por si próprio o que deve fazer quando se vê apaixonado por uma Inteligência Artificial. A fotografia e a trilha sonora são pontos de destaque do filme, que ainda ganhou o Oscar de melhor roteiro original.

Ex_Machina: Instinto Artificial (2014)

cineserie.com.br
Ex_Machina © Universal Pictures

Alex Garland criou um jogo de manipulação entre a máquina e o ser humano em Ex_Machina: Instinto Artificial. Na trama, Caleb, um jovem programador (Domhnall Gleeson) ganha um sorteio para passar uma semana no retiro isolado nas montanhas onde vive o CEO (Oscar Isaac) da empresa onde trabalha. Quando ele chega na localização secreta, descobre que sua missão é avaliar o grau de ‘humanidade’ de Ava, um andróide (Alicia Vikander) com capacidades de Inteligência Artificial nunca antes vistas e criada pelo próprio CEO da empresa. Logo, os limites entre humano e máquina apagam-se e ambos os homens se vêem explorando um território desconhecido, cujas consequências permanecem obscuras.

Matrix (1999)

cineserie.com.br
Matrix © Warner Bros.

O filme das irmãs Wachowski traça um cenário arrepiante que olha para os riscos ainda desconhecidos da Inteligência Artificial. Em Matrix, o primeiro filme da franquia de ficção científica, Keanu Reeves vive um um jovem que trabalha como programador de dia e, à noite, como hacker, conhecido pelo nome Neo. Trinity (Carrie-Anne Moss), uma mulher misteriosa, e Morpheus (Laurence Fishburne) guiam o jovem por um submundo controlado pelas máquinas. Neo eventualmente descobre que a realidade é, na verdade, produto de uma ficção elaborada por uma Inteligência Artificial maléfica.

After Yang (2021)

cineserie.com.br
After Yang © A24

O drama dirigido por Kogonada também olha para um futuro próximo onde as relações humanas são entrelaçadas com relacionamentos com humanóides. O drama da A24, After Yang, tem Colin Farrell e Jodie Turner-Smith como um casal que transfere os cuidados da filha para Yang (Justin H. Min), um andróide que ajuda a menina a lidar com os desafios de adaptação em um novo país. Quando o robô apresenta mau-funcionamento, o pai tenta fazer de tudo para consertá-lo, aprendendo a se reconectar com a filha e a esposa no meio tempo. O diretor concorreu ao prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes, pelo trabalho.