Wim Wenders (Paris, Texas e Asas do Desejo) está de volta ao 3D com Anselm - O Som do Tempo. Após sua experiência extremamente positiva com a tecnologia em Pina, sua deslumbrante homenagem ao trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, o diretor utiliza novamente o recurso do 3D em seu mais recente documentário, que teve sua estreia em sessão especial em Cannes.

Ao THR, Wenders discorreu sobre a escolha do meio que ainda gera controvérsias entre os autores de cinema. Tudo começou com uma epifania que o diretor teve ao assistir pela primeira vez um concerto experimental do U2 em 3D, no próprio Festival de Cannes, em 2007. O uso na indústria ainda não havia sido marcado pela experiência de Avatar, mas Wenders percebeu o potencial do 3D para a linguagem de documentário e utilizou-o em Pina. "3D é sobre a percepção do espaço, e isso é o que eu mais precisava para adentrar o reino de Pina." O filme consagrou-se como o primeiro longa de documentário em 3D a receber uma indicação ao Oscar.

Wenders explica a razão da dupla linguagem documental e tecnologia tridimensional formarem um belo duo: "É um ótimo meio para documentários. Principalmente, o que você faz em um documentário é tentar levar o seu público para um certo lugar, ou fazê-lo seguir um personagem e entrar no mundo de outra pessoa. Não há nada melhor para isso do que o 3D."

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Anselm - O Som do Tempo © HanWay Films

Anselm

O mais recente trabalho de Wim Wenders se debruça sobre a vida e obra de Anselm Kiefer, artista alemão contemporâneo cujo trabalho repleto de simbolismos aborda períodos da história alemã, o Holocausto, lendas nórdicas, mitologias e a ópera wagneriana. "Anselm tem um trabalho incomparável com qualquer outra coisa."

Wenders lembra a primeira vez que viu o estúdio de Kiefer, uma experiência que ele tenta transcender para o audiovisual: "Sozinho, andando pelo estúdio, havia tanta coisa lá, e era tão impressionante. Com o 3D eu pude levar as pessoas para dentro do universo dele e transformar a sua arte em uma experiência." Rico em texturas, as obras de Kiefer usam materiais diversos como chumbo, terra, raízes e palha que criam camadas interessantes de serem exploradas pela tecnologia visual. "Algumas de suas pinturas têm uma crosta de 25cm, e madeira e uma série de coisas salientes."

Anselm - O Som do Tempo ainda não tem uma data de estreia para os cinemas brasileiros. Veja abaixo o trailer do filme.