Uma aventura sentimental e divertida. É assim que pode-se notar um pouco da história de Luz na prévia já divulgada. A primeira série nacional da Netflix voltada ao público infantojuvenil terá a cultura Kaingang como pano de fundo. A plataforma está investindo pesado em produções brasileiras e agora lançará uma trama com um pouco da cultura dos povos originários do país.

cineserie.com.br
Cultura dos povos originários do Brasil também estará na série Luz. ©Netflix

Com lançamento marcado para 7 de fevereiro, o título da série - Luz - já propõe uma temática ligada à natureza. Este também é o nome da protagonista da história, vivida por Marianna Santos. Ela é uma menina não indígena que acaba sendo criada em uma comunidade Kaingang. É neste ponto que a cultura e as crenças do povo Kaingang serão apresentadas. "A vó sempre fala que nosso anjo da guarda é um animal. E o meu é um vagalume", diz Luz no trailer da série.

A avó, citada pela personagem, é quem cria a menina Luz. Trata-se da atriz Claudia Di Moura, que aparece no trailer caracterizada com elementos que remetem à cultura indígena. A atriz dará vida à personagem Ga, uma das responsáveis por repassar os ensinamentos do seu povo para a neta.

cineserie.com.br
Claudia Di Moura será Ga, em Luz. ©Netflix

Além de paisagens naturais, como florestas e cachoeiras, a cultura Kaingang já aparece em destaque de várias formas na prévia da nova série da Netflix. Entre elas, as pinturas corporais, os adereços feitos com elementos da natureza e a sabedoria dos povos originários nos diálogos de incentivo à menina Luz. "Você será forte e corajosa. E terá muito valor", diz Ga para a neta enquanto pinta o rosto da menina com traços característicos da cultura indígena.

A história

Essa é a história de uma garotinha que busca respostas sobre o seu passado. Luz é descrita como uma menina curiosa e determinada. Corajosa, ela sai em busca de sua família biológica e acaba chegando em uma escola onde viverá grandes aventuras.

cineserie.com.br
Aventuras marcam a trajetória de Luz em busca de suas origens. ©Netflix

Mas a trama começa bem antes, com Luz ainda bebê. Recém-nascida, ela é deixada em uma comunidade Kaingang. Na aldeia é acolhida e criada por Ga. Mas ao completar 9 anos, Luz descobre uma pista importante sobre seu passado e resolve fugir. Seguindo um vagalume, ela chega a um internato, onde faz novas amizades para buscar respostas sobre suas verdadeiras origens.

Luz é uma série baseada na ideia original do argentino Guillermo Pendino. A realização é de Thiago Teitelroit. Estão no elenco os atores Mel Lisboa, Marcos Pasquim e Daniel Rocha. Participam também Gabriela Moreyra, Dandara Albuquerque, Mauricio Destri, Celso Frateschi e Miá Mello, entre outros.