Na nova série dramática da Netflix, Eric, Benedict Cumberbatch tem mais um crime a resolver, mas, desta vez, sem a ajuda de Sherlock Holmes. Na trama, o ator vive Vincent Sullivan, um marionetista cujo filho, Edgar, desaparece no caminho para a escola, e que fará de tudo para encontrá-lo novamente.

Os seis episódios se passam na Nova York dos anos 80, e têm o programa televisivo de fantoches de Vincent como pano de fundo da história investigativa. Desolado com o desaparecimento de seu filho, o pai encontra consolo na presença de Eric, o monstro que vive debaixo da cama de Edgar.

Assista ao trailer dublado da série a seguir (versão original em inglês ao final).

A série limitada é criada pela ganhadora do BAFTA e Emmy, Abi Morgan (A Dama de Ferro) e desenvolvida pela equipe responsável por Chernobyl.

A trama de Eric

Vincent é um dos maiores marionetistas da época, alcançando sucesso com seu programa televisivo de fantoches para crianças, o Good Day Sunshine. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando Edgar, seu filho de 9 anos, desaparece ao caminhar sozinho para a escola.

Os dias passam e a investigação mostra-se complexa e sem grandes resultados. Vincent torna-se cada vez mais estressado e volátil, enfrentando dificuldades ao lidar com o desaparecimento do filho. Tomado pela culpa, ele se agarra à figura de um monstro azul que Edgar havia desenhado e decide criar um fantoche de Eric, o monstro que vive debaixo da cama do filho, convencido de que Edgar voltará para casa uma vez que ele assista ao seu monstro na televisão.

cineserie.com.br
Eric © Netflix

"Eric é uma jornada sombria e louca no coração da Nova York dos anos 80 - e ao mundo bom, ruim e feio de Vincent.", Morgan contou à Netflix. "Quando eu contei a ideia de um marionetista de Nova York em busca do seu filho desaparecido, com um monstro azul de dois metros de altura, o fato deles terem embarcado nessa é um crédito eterno para a Netflix", continuou a diretora.

Eric marca o retorno de Benedict Cumberbatch ao streaming, que pôde ser visto em 2023 no curta-metragem vencedor do Oscar a Incrível História de Henry Sugar, dirigido por Wes Anderson e baseado na obra do escritor Roald Dahl. O ator é vencedor do Emmy pela sua performance como Sherlock Holmes na série original da BBC, Sherlock, e foi recentemente indicado ao Oscar por Ataque dos Cães, de Jane Campion. A nova série, descrita como um 'thriller emocional', deve beneficiar da capacidade dramática de Cumberbatch.

cineserie.com.br
Eric © Netflix

Palavras da diretora

Em conversa com o TUDUM, Morgan explica a origem e contexto para a ideia da série: "Eric é um mergulho profundo na Manhattan dos anos 80, que enfrente o aumento das taxas de criminalidade, corrupção interna, racismo endêmico, uma classe baixa esquecida, e a epidemia de AIDS, expondo as divisões entre os pais que procuram pelo seu filho, um detetive que luta contra um sistema que está falido, e um menino perdido que talvez nunca consiga voltar para casa, e pergunta onde vivem os verdadeiros monstros. E com fantoches...muitos fantoches."

Além de Cumberbatch, Gaby Hoffmann, McKinley Belcher III, Phoebe Nicholls e Jeff Hephner integram o elenco da série. Eric tem estreia no streaming marcada para o dia 30 de maio de 2024.

Confira o trailer original abaixo.