Depois do sucesso de Xuxa, o Documentário, o Globoplay resolveu apostar em outra produção que envolve a Rainha dos Baixinhos. Se trata do documentário Pra Sempre Paquitas, que estreia dia 16 de setembro na plataforma da Globo.
Ainda na CCXP 2023 o Globoplay divulgou um teaser promocional (abaixo), quando a produção ainda era referida com outro título. Apesar da proximidade da data de lançamento, o documentário não teve, ainda, um trailer divulgado.
A obra reúne depoimentos de 27 do total de 29 Paquitas que foram coroadas como assistentes de palco de Xuxa ao longo de sua icônica trajetória na TV. Agora já se sabe quem são as duas ex-Paquitas que não aceitaram participar da produção os motivos pra isso.
Dois desfalques em Pra Sempre Paquitas
Em cinco episódios, Pra Sempre Paquitas trará a carreira e a vida das eternas assistentes de palco de Xuxa. Entre os anos 1980 e 2000, se tornar uma paquita e estar ao lado da Xuxa era o sonho de quase toda menina no Brasil, se estendendo para as Américas.
Mas ao que parece, duas ex-assistentes de palco da Rainha não gostam de relebrar seu passado. Se trata de Diane Dantas e Vanessa Melo. Elas integraram o grupo New Generation, a segunda das três gerações de Paquitas. Elas optaram por ficar de fora do projeto, recusando-se a participar, conforme publicado pelo portal Terra.
Segundo a reportagem de Lais Seguin, Vanessa Melo hoje é jornalista e decidiu se afastar dos holofotes. "Mãe de dois filhos e com um perfil discreto nas redes sociais, ela mantém boas relações com suas antigas colegas, mas não tem interesse em revisitar a fama que conquistou ao lado de Xuxa", diz a reportagem.
Já não é exatamente a mesma situação com Diane Dantas. A matéria revelou que ela não se manteve próxima das outras ex-Paquitas após o fim do grupo, em 1999. Diane é hoje advogada tributária e sempre foi mais reservada. Ela é mãe de duas filhas, se afastou da mídia e não possui redes sociais, preferindo o anonimato.
Sobre o documentário
Idealizada pelas ex-paquitas Ana Paula Guimarães e Tatiana Maranhão, a série traça um paralelo com os tempos atuais e promove a reflexão sobre como a sociedade moderna evoluiu junto às gerações de 1980 e 2000.
Questões de gênero, pressão estética, representatividade, competitividade, infância, assédio, trabalho e tantos outros temas são abordados sem pudor ao longo do Original.
Além das brasileiras, o doc traz entrevistas com as Paquitas chilenas, argentinas, uruguaia e peruana, além de trechos inéditos da entrevista com a paquita americana, extraídos de Xuxa, o Documentário. Ainda participam da produção figuras do universo que as envolviam: desde as mais conhecidas e parceiras de palco, como Adriana Bombom e as Irmãs Metralha, Mariana e Roberta Richard, mães de algumas integrantes, passando por pessoas que trabalhavam nos bastidores dos programas, jornalistas, psicólogos e fãs. Nomes como Serginho Groisman, Fafi Siqueira e Ticiane Pinheiro.
As Paquitas
Mais que sucesso nos programas de televisão, elas ganharam destaque no cinema e na música, sendo uma das primeiras girl bands do país.
Pra Sempre Paquitas mergulha na vida e na carreira das eternas companheiras de palco da Rainha dos Baixinhos, resgatando histórias de amizade e união, as paixões, os sonhos, as experiências, os bastidores das gravações, as decepções, desentendimentos e os diferentes pontos de vista.
Tudo começou no "Clube da Criança", na TV Manchete, com Andrea Veiga e Heloísa Morgado. O grupo cresceu na TV Globo, na geração "Xou da Xuxa", no programa de mesmo nome, e em 1986, a entrada de Ana Paula Guimarães, Andréa Faria, Andrea Veiga e Luise Wischermann marcou oficialmente o início das Paquitas.
No ano seguinte, em 1987, o grupo teve novidades em sua composição. Já em 1989 teve o lançamento de um LP icônico, com o hit de grande sucesso "Fada Madrinha". Isso consagrou as Paquitas também como grupo musical, quebrando recordes de venda de discos e viajando o Brasil com shows.
Em 1995, porém, a saída em massa do então grupo original, trouxe à tela do "Xuxa Park" uma nova geração. Ela era toda formada por paquitas estreantes, a conhecida "New Generation". Ao atingirem a maioridade, em 1999, as meninas foram substituídas. Chegou uma nova composição, o grupo "Geração 2000". Este grupo permaneceu ao lado da Rainha dos Baixinhos até 2002, quando o "Planeta Xuxa" saiu do ar.