Depois de três décadas, um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira voltará à televisão. Renascer ganhará um remake e as imagens do 1º teaser impressionam. A qualidade de cinema remete a uma superprodução, a exemplo do que foi o recente sucesso do remake de Pantanal.
A nova versão de Renascer substituirá Terra e Paixão, no horário das 21h. A trama terá a missão de resgatar o público órfão de Pantanal e que não foi cativado pela atual novela das nove.
As gravações começaram em outubro no sul da Bahia, onde a história é ambientada em duas fases. Nesta nova versão, um olhar renovado será trazido para seus personagens e tramas. Mas o que não muda é a atemporalidade da trama, com mistérios, dramas, amores, vingança e lendas.
O teaser
Apesar de ter divulgado as primeiras imagens em outubro deste ano, a TV Globo só liberou um teaser do remake de Renascer agora com foco no personagem principal. José Inocêncio será vivido em duas fases por Humberto Carrão e Marcos Palmeira. Os dois aparecem na prévia, que começa com belas imagens de uma mata fechada e o jovem Inocêncio caminhando em meio à densidade das árvores com flashes de luz solar.
Com a imagem de Humberto Carrão e a narração de Marcos Palmeira, o personagem fala sobre o pouco que conhecia das terras. O teaser tem como registro principal uma cena chave para toda a trama. Trata-se do momento em que José Inocêncio se depara com um gigante Jequitibá e, prontamente, finca seu facão ao pé da árvore e firma um pacto. "Enquanto meu facão tiver encravado aos seus pés, nem eu e nem você haveremos de morrer. Nem de morte matada, nem de morte morrida", diz o personagem na cena.
Na sequência, a imagem de trabalhadores no terreiro de cacau antecede o anúncio do início da novela para janeiro. A partir daí, e somente no final, José Inocêncio aparece na pele de Marcos Palmeira, responsável pelo personagem na segunda fase da novela.
A trama
Renascer conta a história de José Inocêncio, um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida, mas que desenvolve uma difícil relação com o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva) desde seu nascimento.
Talvez a maior de suas conquistas seja o amor da jovem e pura Maria Santa (Duda Santos). A arrebatadora paixão entre os dois gera quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva), o único que não teve a oportunidade de conviver com a mãe, que morre ao dar à luz. A fatalidade com Maria Santa provoca a revolta em José Inocêncio, que por toda a vida culpa João Pedro pela morte de seu grande amor.
A indiferença e a mágoa marcam a relação entre o patriarca e o caçula ao longo dos anos. Apesar do desprezo e de ter tido negadas as oportunidades que foram concedidas aos irmãos, João Pedro sente enorme admiração por este pai. Seu único desejo é ter o amor paterno.
Anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) colocará à prova todos esses sentimentos quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher. A situação faz renascer sentimentos que estavam adormecidos ou que até então eram desconhecidos para ambos.
Quem faz?
Como explica o teaser, o remake de Renascer é baseado na obra de Benedito Ruy Barbosa. A releitura de agora coube a Bruno Luperi, neto de Benedito. Ele também foi responsável pela adaptação de Pantanal, outra novela de seu avô.
Renascer foi exibida originalmente entre março e novembro de 1993. Todo o seu conjunto a tornou um clássico, com personagens e enredo lembrados até hoje. Justamente por este histórico, muitos atores que estavam longe da dramaturgia televisiva fizeram questão de participar da trama. É o caso de Matheus Nachtergaele, que estava afastado das novelas desde Cordel Encantado, de 2011.
Ao todo, são cerca de 40 atores que compõem o elenco principal da releitura de Renascer. Entre eles, Antonio Calloni, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Irandhir Santos, Enrique Diaz, Sophie Charlotte, Almir Sater e Maria Fernanda Cândido. Vale destacar que Jackson Antunes e Marcos Palmeira voltam agora, já que integraram a primeira versão, como destacado pelo Gshow. A direção artística é de Gustavo Fernandez.
"Renascer pisa em um Brasil mais profundo de forma mais potente. Assim como 'Pantanal', são obras épicas, atemporais e que estão na memória afetiva do público e da televisão, e que agora temos a possibilidade de trazê-las para os dias de hoje. Porque o tempo escreve com a gente. E os valores foram muito ressignificados de 30 anos para cá. Isso determina a maneira como abordar e tratar as narrativas e de como se traduz aquela cena ou dramaturgia para os dias atuais. Ter essa chance de novo é mais um presente que o destino me reservou", celebrou o autor Bruno Luperi.