O Emmy International Awards 2023 terá sete produções brasileiras concorrendo hoje (20). Este é considerado o Oscar da televisão mundial e a premiação acontecerá em uma cerimônia de gala esta noite em Nova York. Nesta 51ª edição são 56 indicados em 14 categorias, sendo produções de dramaturgia, entretenimento e jornalismo, oriundas de 20 países.
Considerado o evento número um do mercado televisivo, o Emmy International Awards reconhece a excelência de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana.
"O Emmy International Awards é o auge do reconhecimento da excelência na televisão em todo o mundo”, disse o presidente e CEO da Academia Internacional, Bruce Paisner, ao site oficial do evento. “Esperamos reunir a comunidade televisiva internacional na cidade de Nova York para reconhecer estes excelentes programas e performances no nosso cenário global”, continuou.
A cerimônia desta noite será transmitida pelo site oficial da premiação, a partir das 19h, horário de Brasília.
O Brasil no Emmy
As sete produções brasileiras que concorrem ao Emmy International Awards 2023 são variadas. São produtos jornalísticos, de entretenimento e de dramaturgia veiculados em diferentes emissoras de TV ou plataformas de streaming. Conheça abaixo os indicados e relembre o teor destas produções.
Pantanal - TV Globo
Na categoria Melhor Telenovela, Pantanal está no páreo. A trama contou a saga familiar de José Leoncio e mostrou um espetáculo visual da maior concentração de fauna das Américas e maior planície alagada do mundo. Do mergulho entre tantas lições, evidentes ou metafóricas, junto à profundidade dos personagens que navegam pelo mar de detalhes que constroem a novela, surge o elo que sela o sucesso histórico da trama através de personagens icônicos como José Leôncio (Marcos Palmeira), Juma Marruá (Alanis Guillen), o Velho do Rio (Osmar Prado), entre outros. A produção foi um remake da obra escrita há mais de 30 anos por Benedito Ruy Barbosa.
Cara e Coragem - TV Globo
Superar obstáculos e desvendar os mistérios que estão por vir é o fio condutor da história de Cara e Coragem. A trama também concorre na categoria Melhor Telenovela. A produção apresenta Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), que são referências dentro e fora dos sets de filmagem, onde são dublês. Quando o resgate de uma fórmula secreta e uma morte inesperada entrelaçam os destinos dos dublês Pat e Moa, da empresária Clarice Gusmão (Taís Araujo) e do instrutor de parkour Ítalo (Paulo Lessa), a coragem de todos é posta à prova.
Menino Maluquinho - Chatrone/Netflix
O clássico Menino Maluquinho foi indicado na categoria Melhor Animação Infantil. O desenho apresenta as histórias de um garoto que pensa "fora da caixinha". Ele adora envolver todo mundo em suas aventuras, mesmo que elas não saiam conforme o planejado. O personagem é conhecido por usar uma panela na cabeça e, assim, é carinhosamente chamado de menino maluquinho. Inspirada na obra de Ziraldo, a nova versão deste clássico infanto-juvenil brasileiro está disponível na Netflix, com produção da Chatrone. O desenho foi lançado em 2022 como o primeiro deste segmento no braço brasileiro da plataforma. A primeira temporada, concorrente ao Emmy, possui nove episódios com 12 minutos.
Linchamentos - PlayPlus/TV Record
A série documental original Linchamentos concorre na categoria Documentário-Séries Curtas. O trabalho jornalístico é dividido em seis episódios e foi ao ar exclusivamente na plataforma PlayPlus, da TV Record. As reportagens contam as histórias de vítimas de agressões coletivas que resultaram em morte no Brasil. A série lançada no ano passado retrata crimes ocorridos no Espírito Santo, no Maranhão, no Rio de Janeiro e na Bahia. A série explicou o que normalmente motiva estes casos e os dados alarmantes de "justiça feita com as próprias mãos" no país. Também é decifrado o que estimula essas ações bárbaras, quem são as vítimas e que levou à multiplicação destes crimes no Brasil.
Dossiê Chapecó-O Jogo Por Trás Da Tragedia - Pacha Films/Discovery+
A produção Dossiê Chapecó-O Jogo Por Trás Da Tragédia concorre na categoria Melhor Documentário. Em quatro capítulos é relatada a história do acidente aéreo com o time de futebol da Chapecoense. A série apresenta o clube em ascensão e questiona se tudo foi uma tragédia ou negligência. Cinco anos depois, a produção busca respostas para a queda do avião em 28 de novembro de 2016. As entrevistas trazem sobreviventes, familiares das vítimas, amigos próximos e pessoas que buscam por justiça. 71 pessoas morreram neste acidente aéreo.
Quintal TV - Canal Futura/Fundação Roberto Marinho
Série educativa, Quintal TV concorre na categoria Kids Factual. Com linguagem lúdica e leve, são trazidos temas contemporâneos abordados pelos olhares diversos de crianças, especialistas e cuidadores. Na série, três crianças brincam de apresentar um programa de TV, com entrevistas e quadros. O comando é dos influenciadores mirins Davi Lucca Amorim, Gabi Motta e Rafael Chambarelli. A segunda temporada é que a concorrente agora, onde são abordadas temáticas como Futuro, Democracia, Consumo, Arte, Emoções e Direito das Crianças.
A Ponte: The Bridge Brasil - Endemol Shine Brasil/HBO Max
O reality show A Ponte: The Bridge Brasil é a última desta lista de sete produções brasileiras no Emmy International Awards 2023. O programa concorre na categoria Melhor Programa de Entretenimento Sem Roteiro. Apresentado pelo ator Murilo Rosa, o reality teve 12 participantes, entre anônimos e famosos. Eles ficaram isolados em meio à natureza em uma competição por R$ 500 mil. A dinâmica consistiu em trabalhar em conjunto para construir uma ponte que os levasse ao grande prêmio. O tempo para isso era de 20 dias, diante de outras adversidades como a convivência e a comida limitada. Caso conseguissem construir a ponte, teriam de decidir quem entre os participantes ficaria com o prêmio. O reality é uma coprodução com a Endemol Shine Brasil e está disponível no catálogo da HBO Max.