A atriz australiana de performances memoráveis em De Olhos Bem Fechados, Moulin Rouge, As Horas, Dogville e tantos outros títulos, foi reconhecida com o 49º Life Achievement Award (que prestigia suas quatro décadas de carreira), pelo American Film Institute (AFI). Nicole Kidman, brilhando tal qual uma estatueta dourada do Oscar, recebeu o troféu das mãos de ninguém menos do que Meryl Streep (ela própria, recipiente do 32º troféu do mesmo prêmio).

"Eu acho que foi Andy Warhol que disse, 'Faça arte e deixe os outros decidirem se é boa ou ruim. Mas enquanto eles decidem, faça mais arte.", foi com essa introdução que Kidman iniciou o seu discurso, como conta o Deadline. Depois de ser apresentada por Streep, Kidman aceitou o prêmio pela sua carreira com um discurso de 15 minutos, tornando-se a primeira australiana a receber esse reconhecimento do AFI.

O tapete vermelho montado até o Dolby Theatre, em Hollywood (o mesmo que recebe a cerimônia do Oscar), viu figuras icônicas como Morgan Freeman, que parodiou os comerciais que Kidman faz para a rede de cinemas AMC; Naomi Watts, que iniciou a carreira na mesma época da amiga e também na Austrália; e Reese Witherspoon, com quem Kidman trabalhou em Big Little Lies e que prestigiou seu talento como atriz e também como produtora. Outros nomes como Mike Myers, Zac Efron e Miles Teller também contaram sobre suas relações e admiração pela artista.

Durante a noite, Keith Urban, o músico e marido de Kidman, homenageou-a com um discurso emocionante sobre sua carreira e revelou obstáculos ultrapassados em sua vida pessoal quando, após o casamento, Kidman ajudou a tirá-lo de um ciclo de dependências químicas.

Uma carreira premiada

Nicole Kidman é a 49ª em uma lista de atores e atrizes homenageados pelo instituto que deixa qualquer um totalmente maravilhado: Bette Davis, Henry Fonda, James Stewart, Barbara Stanwyck, Kirk Douglas, Sidney Poitier, Elizabeth Taylor, Jack Nicholson, Barbara Streisand, Meryl Streep, Morgan Freeman, Robert De Niro, Jane Fonda, Denzel Washington, Dustin Hoffman, Tom Hanks, Al Pacino, Julie Andrews e outros.

A atriz acumulou impressionantes mais de 80 produções ao longo de sua carreira, trabalhando com diretores icônicos do cinema como Stanley Kubrick (em De Olhos Bem Fechados), Baz Luhrmann (em Moulin Rouge), Jane Campion (Retrato de uma Mulher), Gus Van Sant (Um Sonho Sem Limites), Lars Von Trier (Dogville), Jonathan Glazer (Reencarnação), Yorgos Lanthimos (O Sacrifício do Cervo Sagrado), Park Chan-Wook (Segredos de Sangue), Sofia Coppola (O Estranho que Nós Amamos), Aaron Sorkin (Apresentando os Ricardos) e outros.

Mais recentemente, a atriz que acumula 1 Oscar e 5 Globos de Ouro, tem colaborado com Lulu Wang na série Expatriadas, do streaming Prime Video.