De Manhattan direto para Lisboa, o tradicional Tribeca Festival atravessou o Atlântico para ancorar em terras portuguesas em sua 1ª edição na Europa. O Cineserie esteve presente no Tribeca Festival Lisboa, que contou com a presença de Robert De Niro, Whoopi Goldberg, Patty Jenkins e outros, em dois dias de homenagem ao storytelling.

Com uma programação que contemplava a exibição de filmes premiados, conversas com convidados e eventos de música e podcasts, o festival teve lugar no Beato Innovation District, uma área antigamente ocupada por fábricas, que agora, sofre requalificações.

cineserie.com.br
© TRIBECA FESTIVAL LISBON

Dia 1 - Tribeca Festival Lisboa

A programação de sexta-feira teve início com a exibição, em sala cheia, do título vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. Anora, de Sean Baker, é um conto de fadas moderno sobre uma gata borralheira trabalhadora do sexo que sonha se tornar princesa após se apaixonar pelo filho de um oligarca russo. No espaço dedicado ao cinema português, foi projeto Podia Ter Esperado Por Agosto, comédia romântica de César Mourão.

Tribeca Film Festival

No palco dedicado às talks, De Niro e Jane Rosenthal, fundadores do festival criado após o fatídico 11 de setembro de 2001, conversaram com Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, no painel Restoring Hope: How Tribeca Inspires the World Through Storytelling. Em 2002, nascia o Tribeca Film Festival, com o intuito de proporcionar um espaço de encontro para as pessoas, do diálogo humano através das artes, tão necessário naquele momento. Rosenthal relembra o período mais desafiador do evento: a pandemia de COVID-19. A verdadeira essência do evento, interrompida - o Tribeca foi o primeiro festival dos EUA a ser impactado pelas restrições quanto a aglomeração de pessoas.

Entusiasmada com a programação de filmes trazidos da edição dos EUA, Rosenthal diz terem selecionado "o que temos de melhor no cinema americano independente no momento" para o festival. Não foi o caso das exibições no palco dedicado ao cinema português, que focaram em obras somente distribuídas pela própria SIC / OPTO, parceira do Tribeca Enterprises LLC na edição.

Humor e tristeza com Whoopi Goldberg

Outro destaque do dia recai sobre Whoopi Goldberg e sua conversa bem-humorada com o comediante Ricardo Araújo Pereira, que girou em torno do poder do humor na saúde mental. Com direito a muitas sacadas cômicas, Whoopi, com uma sagacidade e agilidade imparáveis, foi capaz de inspirar e emocionar o público, além de arrancar risadas, mesmo ao mencionar o luto pela morte de sua mãe e irmão, exposto na sua recém-lançada autobiografia, Bits and Pieces: My Mother, My Brother, and Me.

cineserie.com.br
© TRIBECA FESTIVAL LISBON

A questão do streaming

Patty Jenkins, diretora de Mulher-Maravilha, ainda sentou-se casualmente com Jon Kilik (produtor da franquia Jogos Vorazes e de Ezra, filme também exibido no festival), Diogo Brito (produtor executivo de Podia Ter Esperado Por Agosto) e Tony Gonçalves (responsável por liderar o lançamento da HBO Max), para uma conversa que abordou os diversos pontos de vista sobre a questão do lançamento de filmes direto no streaming em oposição à estreia nas salas de cinema.

Dia 2 - Tribeca Festival Lisboa

Destaques do segundo dia do Tribeca Festival Lisboa incluem a exibição de A Bronx Tale, The Original One Man Show, primeiro filme dirigido por Robert De Niro, que o estrela ao lado de Chazz Palminteri, que esteve presente em uma discussão após a projeção. O novo drama road-movie que conta com De Niro no elenco, Ezra, também ganhou sua exibição no evento, seguida de conversa. O título, que teve sua estreia nos EUA em 2023, segue as intrincadas relações da família de uma garoto autista de 11 anos, vivido pela revelação que é o jovem William A. Fitzgerald.

Goldberg subiu ao palco novamente, desta vez para discutir como o storytelling pode ser uma ferramenta de empoderamento da diversidade, em uma conversa com o compositor e ativista Dino D'Santiago e a jornalista Catarina Carvalho na talk intitulada Innovation Meets Imagination. How the New Storytelling in Media, Music, and Animation Is Empowering Diverse Voices (and Communities).

cineserie.com.br
© TRIBECA FESTIVAL LISBON

Temas abordados

Com alguns filmes e uma grande programação de conversas, foram muitos os tópicos abordados durante a 1ª edição do Tribeca Festival Lisboa, entre eles a questão da verdade, em um mundo com narrativas cada vez mais manipuladas, e a importância de espaços culturais que proporcionem o diálogo e a escuta, em oposição à polarização. O estado atual de Hollywood, bem como questões tecnológicas como do streaming e da inteligência artificial, também foram abordadas nos painéis.

A política não ficou de fora e, menções a Donald Trump e às eleições dos EUA surgiram mais de uma vez, quando De Niro foi instigado (quase que incansavelmente) por Bernardo Ferrão, a abordar o ex-presidente dos EUA. Mas o fundador e ator estava lá "para falar de cinema, não de política", como bem disse, encontrando a concordância da plateia em uníssono - eventualmente a conversa voltou ao rumo artístico. Quando questionado sobre o que está por trás de filmes que sobrevivem ao teste do tempo, De Niro afirmou: "Temos que ser fieis àquilo que acreditamos quando criamos um filme."

cineserie.com.br
© TRIBECA FESTIVAL LISBON

A estimativa é que 1500 pessoas tenham comparecido ao evento que, segundo anúncio de Balsemão, voltará à capital portuguesa em 2025. A data e local ainda ficam por confirmar.