A voz de Scarlett Johansson se tornou-se inesquecível após o seu trabalho em Ela, o filme de Spike Jonze protagonizado por Joaquin Phoenix, cujo personagem se apaixona por uma Inteligência Artificial. Dez anos após o seu lançamento, a ficção parece ter virado realidade. Recentemente, a startup OpenAI lançou a quarta versão do seu ChatGPT, e os usuários notaram uma estranha semelhança entre um dos comandos de voz, chamado 'Sky', e a voz de Johansson. O problema: a atriz nunca deu autorização para tal.

O caso

Em setembro de 2023, a artista foi contactada pela OpenAI, que propôs que ela emprestasse a sua voz à empresa para, exatamente, servir como uma das vozes disponíveis no ChatGPT 4. Johansson recusou a oferta. Sendo alertada por amigos e pela família, que nem sequer conseguiam diferenciar a voz de 'Sky' da sua própria voz, ela decidiu tomar uma ação, confirmou o THR.

Johansson publicou uma declaração que explica o caso e como foi contactada por Sam Altman, CEO da OpenAI . "Ele me disse que sentia que se eu emprestasse minha voz para o sistema, eu poderia diminuir a distância entre as empresas de tecnologia e agentes criativos e ajudar os consumidores a se sentirem confortáveis com a mudança sísmica em relação aos humanos e a IA. Ele disse que ele sentia que a minha voz seria reconfortante para as pessoas.", contou a atriz. "Após muita consideração e por motivos pessoais, eu recusei a oferta. Nove meses depois, meus amigos, família e o público em geral, notaram o quanto o novo sistema, chamado 'Sky', soava como eu."

cineserie.com.br
Em 'Ela', Johansson dá voz à Samanta, um sistema operacional de IA © Warner Bros.

Johansson conta ainda que, dois dias antes do lançamento do ChatGPT 4, Altman entrou em contato novamente, pedindo que ela reconsiderasse e ela recusou novamente. A atriz continua em seu esclarecimento: "Como resultado das suas ações, eu fui forçada a contratar um advogado, que escreveu duas cartas ao Sr. Altman e à OpenAI, expondo o que eles fizeram e pedindo para que detalhassem o exato processo pelo qual eles criaram a voz de 'Sky'. Consequentemente, a OpenAI relutantemente concordou em retirar a voz 'Sky'".

E agora?

Johansson ainda não entrou com uma ação legal contra a gigante de Inteligência Artificial, que já carrega vários processos, principalmente no que concerne infrações das leis de direitos autorais. Se Johansson levar o caso para frente, especialistas apontam que há grandes chances da atriz sair vitoriosa do tribunal - e estabelecer um forte precedente na justiça.