Um dos remanescentes da era de grandes nomes da TV brasileira, Silvio Santos completa hoje (12) seus 93 anos de vida. Com uma história que já virou enredo de escola de samba e que se confunde com a própria trajetória do país, o dono do Baú também teve sua vida estampada em produções de vídeo.

Senor Abravanel (nome de bastismo de Silvio Santos) celebra a data de hoje longe do meio de comunicação que o consagrou. Ele está afastado da televisão desde a pandemia de Covid-19. Chegou a ensaiar um retorno, mas acabou contraindo a doença e não voltou mais ao ar.

Apesar de distante de seu público, o comunicador tem uma história que vale a pena ser conhecida. Para comemorarmos juntos os 93 anos de Silvio Santos, confira algumas produções disponíveis para conhecer a trajetória do Rei da TV brasileira.

Especial 40 anos do SBT

cineserie.com.br
Programa Silvio Santos é um dos mais longevos da TV brasileira. ©SBT

Apesar de ter sido intitulada e veiculada no aniversário do SBT, esta produção ficou na gaveta muito tempo antes de ir ao ar.

Em virtude da comemoração de seus 85 anos, em 2016, o documentário foi produzido para celebrar o "Homem do Baú". A experiente Leonor Corrêa foi contratada pelo SBT para roteirizar e produzir um documentário que revivesse a trajetória de vida e profissional de Silvio. Depois de um longo período de pesquisa, captação de depoimentos, gravações e edição, o documentário foi barrado. O próprio Silvio Santos impediu que a produção fosse veiculada. Os motivos que levaram a isso nunca foram devidamente esclarecidos.

O tempo passou e, finalmente, em 2021, o documentário pode ser exibido. Silvio autorizou a veiculação de sua história como parte da programação especial de 40 anos do SBT. Em mais de duas horas de vídeo, fotos, imagens, depoimentos e dramatizações estão em um trabalho costurado pela apresentação de Marília Gabriela. A produção está disponível gratuitamente e na íntegra no canal do Youtube do Programa Silvio Santos (abaixo).

Domingo Espetacular

Silvio Santos já foi dono da TV Record. Também por isso, o Domingo Espetacular o homenageou em 2020. Em sua grande reportagem da semana, um material exclusivo contou a trajetória do maior comunicador da TV brasileira. Praticamente um documentário de quase 50 minutos, a matéria foi ao ar quando Silvio comemorou seus 90 anos de idade.

A produção revela segredos e histórias por trás do homem público. Mostra a trajetória de quem começou como camelô e virou ídolo dos célebres programas que pertencem ao imaginário da história da TV brasileira.

O vídeo completo está disponível gratuitamente na página do Facebook do Domingo Espetacular.

cineserie.com.br
Em 2020, o Domingo Espetacular homenageou Silvio Santos com uma grande reportagem. ©Record

O Rei da TV

Em 2022 estreou a série O Rei da TV, no Star+. A série ficcional não foi autorizada por Silvio Santos e teve várias contestações da família Abravanel em relação ao enredo. Apesar de polêmica, a produção chegou à segunda temporada.

O enredo

A ficção conta a vida de Silvio Santos, mas como ponto central está o ano de 1988. Nesta época o apresentador teve um problema nas cordas vocais e correu o risco de perder a voz. A situação ocasionou seu primeiro grande período longe da televisão, até a entrada na política. Em flashbacks, são revividos momentos marcantes do começo de Silvio na comunicação e até mesmo a infância como camelô. Uma trajetória longa para se tornar o dono do SBT, com a concessão do canal durante a ditadura militar no Brasil.

A série está disponível para assinantes do Star+. Veja o trailer abaixo.