Filmes com tramas espaciais causam uma fascinação muito particular, embarcar em viagens a novos mundos, encarar o abismo do universo e a nossa pequenez na Terra - a magia do cinema torna tudo isso possível. Por isso selecionamos os melhores filmes de espaço, confira a lista dos top 10 títulos.
Interestelar (2014)
Dirigido por Christopher Nolan, Interestelar ganhou o Oscar de melhores efeitos especiais e ainda recebeu mais quatro indicações ao prêmio, sendo um dos melhores filmes de espaço já feitos. No ano futuro de 2067, a Terra enfrenta tempestades de areia e uma grave crise agrícola e humanitária. O único cultivo possível é o do milho, e é a essa produção que o ex-piloto da NASA, Cooper (Matthew McConaughey) se dedica, morando em uma fazenda com seus filhos. Mas a agência espacial vê em Cooper a sua última esperança para comandar uma missão em busca de um novo planeta que a humanidade ameaçada possa chamar de casa. Logo, a missão intergaláctica que obriga o piloto a deixar os filhos para trás revela novos mistérios e desafia os limites da viagem no espaço e tempo.
2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)
Um dos maiores filmes de ficção científica, 2001 - Uma Odisseia no Espaço é um marco na história do cinema pela sua dimensão filosófica e composição estilística. O filme de Stanley Kubrick é um olhar sobre a jornada humana, dentro e fora do planeta Terra. Após um artefato misterioso ser descoberto sob a superfície lunar, dois astronautas e um supercomputador, HAL 9000, embarcam em uma viagem até Júpiter, para desvendarem a origem do monolito. Em suma, o clássico demanda um olhar paciente, mas promete uma experiência transcendente. Os efeitos especiais de 2001 - Uma Odisseia no Espaço são super meticulosos e precisos, ainda mais para a época, e renderam um Oscar à obra de Kubrick.
Ad Astra (2019)
O filme de James Gray coloca Brad Pitt em busca de seu pai desaparecido nos confins do sistema solar. Em Ad Astra, o astronauta Roy McBride (Pitt) é recrutado para uma missão após uma série de ondas de energia intensa varrerem a Terra, a suspeita é que tal acontecimento esteja relacionado com um projeto passado liderado pelo seu pai, Clifford McBride (Tommy Lee Jones), que jamais foi encontrado. O astronauta precisa percorrer 4.3 bilhões de quilômetros até Netuno para descobrir se existe alguém na origem deste mistério. Um dos melhores filmes contemporâneos de espaço.
Solaris (1972)
A icônica obra de Andrei Tarkovsky, Solaris, coloca um psicólogo em uma missão espacial com o intuito de descobrir o que de fato ocorreu em uma estação que orbita um planeta distante. Após o falecimento de um de seus três ocupantes, Kris Kelvin encontra dois cientistas que apresentam comportamentos estranhos e misteriosos. Quanto mais tempo Kelvin passa dentro da estação próxima do oceano do planeta Solaris, mais ele percebe uma deterioração da sua própria saúde mental ao ter visões constantes da sua ex-mulher falecida, um indício de que algum tipo de inteligência consegue ter acesso aos seus pensamentos e fantasias.
Alien, O 8º Passageiro (1979)
O primeiro filme da franquia alienígena, dirigido por Ridley Scott, cria um absoluto terror espacial quando uma tripulação desembarca em um planetóide após captar sinais misteriosos de origem desconhecida. Em, Alien, O 8º Passageiro, três membros da equipe descem da espaçonave para uma avaliação do terreno, mas quando o computador da nave Nostromo finalmente desvenda a mensagem enigmática, fica claro que a tripulação retornou acompanhada e que outra criatura ronda os corredores da espaçonave.
Apollo 13 (1995)
Ron Howard dirige Apollo 13, o longa-metragem que coloca as vidas de três astronautas em perigo durante uma missão até a Lua. Vencedor de dois Oscars e com mais sete indicações à estatueta, a trama do filme se passa um ano após a chegada do homem à Lua. Baseado no acontecimento real de 1971, o filme conta a história dos astronautas Jim Lovell, Frad Haise e Jack Swigert que embarcam em um foguete para o satélite, mas uma falha mecânica causa uma explosão que coloca os personagens em risco. Enquanto isso, os cientistas da base da NASA na Terra fazem de tudo para trazer seus colegas de volta em segurança.
Wall·E (2008)
Uma das mais queridas animações da Pixar, Wall·E acompanha o robozinho de mesmo nome que habita uma Terra sem humanos. No futuro, daqui a 700 anos, o planeta foi abandonado pelas pessoas, após ter sido transformado em um grande lixão. Resta apenas Wall·E, um robô solitário que foi deixado para limpar a bagunça humana. Um dia ele recebe a visita de EVE, uma robô tecnológica e perigosa enviada pelos humanos para averiguar a possibilidade de voltar a existir vida na Terra. Wall·E se apaixona pela sua nova companheira e mostra-lhe a última planta que encontrou. Mas quando uma espaçonave vem buscar EVE, Wall·E embarca em uma aventura intergaláctica que revela o que precisa ser feito para devolver a vida à Terra.
Duna (2021)
O longa-metragem de Denis Villeneuve adapta a obra de ficção científica de Frank Herbert e nos leva até uma Arrakis mergulhada em guerra. Paul Atreides (Timothée Chalamet) viaja até o árido planeta de Arrakis, a única fonte de uma sagrada substância, com sua nobre família. Mas o jovem se vê tomado por visões indecifráveis ao passo que forças maléficas planejam um golpe que prevê o fim da dinastia Atreides. Paul é forçado a se exilar no deserto e a confiar nos Fremen, um povo de misteriosos olhos azuis. Duna ganhou seis Oscars, incluindo melhor fotografia, melhor edição, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhores efeitos especiais e melhor som - não é à toa que integra a lista dos 10 melhores filmes de espaço.
Apollo 11 (2019)
O documentário que se debruça sobre a missão que colocou o homem na Lua pela primeira vez na história foi vencedor de três prêmios Emmy. Dirigido por Todd Douglas Miller, Apollo 11 recorre a imagens de arquivo, vídeos e fotografias, para expôr um dos feitos mais fantásticos da humanidade. Na época, a missão comandada por Neil Armstrong e com os pilotos Buzz Aldrin e Mike Collins foi o empreendimento espacial mais perigoso já realizado.
Star Wars (1977)
O primeiro filme da franquia Star Wars sedimentou-se como um dos mais icônicos do gênero, dirigido por George Lucas a produção foi vencedora de seis Oscars na época. Luke Skywalker (Mark Hamill) e Han Solo (Harrison Ford) unem forças ao lado dos droides R2-D2 (Kenny Baker) e C-3PO (Anthony Daniels) em uma missão de resgate da Princesa Leia (Carrie Fisher), sequestrada pelas Forças Armadas Imperiais sob o comando do terrível Darth Vader (David Prowse). O grupo incomum de aliados não poupa esforços para ajudar a Aliança Rebelde e instaurar a liberdade e justiça na galáxia novamente.