Uma polêmica está no ar. Há a suspeita de uso de IA no novo documentário de sucesso da Netflix: O Que Jennifer Fez?.

O Que Jennifer Fez?: o novo drama policial real da Netflix que é um sucesso

Ative as legendas em português.

A Netflix continua a expandir a sua coleção de documentários com histórias cativantes e muitas vezes perturbadoras. O mais recente, O Que Jennifer Fez?, lançado em 10 de abril, segue essa tendência. Mergulha os espectadores no coração de uma notícia sórdida e complexa.

Na noite tranquila de uma pequena cidade canadense, a tranquilidade é abalada por um desesperado pedido de ajuda. Apavorada, Jennifer Pan informa à polícia que intrusos atacaram sua casa e atiraram em seus pais. Sua mãe morreu imediatamente, enquanto seu pai ficou gravemente ferido e colocado em coma . Este início dramático coloca Jennifer no papel da vítima chocada com esta violência incrível.

No entanto, à medida que a investigação avança, a imagem da família Pan como modelo de educação começa a ruir. Os repetidos interrogatórios de Jennifer pela polícia, pontuados por reviravoltas, começam a revelar inconsistências na sua história . A atenção dos investigadores volta-se então para o passado da família. São desenterrados segredos que colocam em causa a versão dos acontecimentos inicialmente apresentada por Jennifer.

O documentário de 87 minutos, construído com suspense e reviravoltas, desafia constantemente as expectativas do espectador. As certezas são abaladas e só no final do filme é que o verdadeiro curso dos acontecimentos é plenamente compreendido, revelando uma história de manipulação e traição.

Uma imagem gerada por IA?

cineserie.com.br
O Que Jennifer Fez? ©Netflix

Embora o documentário O Que Jennifer Fez? seja um sucesso em todo o mundo, os internautas viram uma imagem com detalhes que sugerem que ela foi gerada em parte graças à inteligência artificial . Conforme revelado pelo site Futurism, trata-se de uma foto de Jennifer Pan, servindo como ilustração do depoimento de uma ex-amiga do ensino médio, que apresenta detalhes perturbadores.

Por volta dos 28 minutos, a foto realmente aparece na tela, e podemos notar que faltam dedos na mão esquerda da jovem (um problema recorrente na geração de imagens usando IA que tem grande dificuldade em transcrever corretamente as mãos humanas). Sua mão direita também apresenta defeitos, assim como seu olho esquerdo.

cineserie.com.br
O Que Jennifer Fez? ©Netflix

O mais provável é que a Netflix só tenha tido acesso a uma foto de arquivo de Jennifer Pan (aquela da primeira página de um artigo, em que ela também usa um vestido vermelho), e poderia, portanto, ter apelado à IA para gerar outras, como esta, em que ela aparece jovial, sem contudo avisar os internautas.

Segundo o Futurism, a presença da IA ​​em conteúdos de filmes e séries é cada vez mais frequente, mas desta vez é um documentário da Netflix, apresentando uma pessoa atualmente presa. Esta não é uma ficção, mas sim uma história verídica, com diversas vítimas. A questão ética poderia, portanto, surgir caso se tratasse de fato de uma imagem gerada pela IA. Procurada, a Netflix não se manifestou.