O encerramento da carreira cinematográfica de Quentin Tarantino afinal não será como o diretor imaginava. Segundo o THR, o cineasta suspendeu o projeto The Movie Critic, o longa-metragem que Tarantino havia revelado ser a sua décima e última obra.
Em fevereiro de 2024, Brad Pitt, que viveu o tenente Aldo Raine em Bastardos Inglórios e o dublê Cliff Booth em Era Uma Vez Em...Hollywood, havia sido confirmado no elenco de The Movie Critic.
Há alguns meses Tarantino havia citado The Movie Critic como seu último filme, cuja trama giraria em torno de um crítico de cinema dos anos 1970. A inspiração veio de um homem da vida real, que escrevia críticas de filmes em uma revista pornográfica da época, que o próprio diretor costumava ler.
“Ele escrevia sobre filmes mainstream e era um crítico de segunda linha. Eu acho que ele era um crítico muito bom. Ele era super cínico. Suas críticas seriam um cruzamento entre um jovem Howard Stern e o que Travis Bickle (personagem de Robert De Niro em Taxi Driver) escreveria se ele fosse um crítico de cinema.”, explicou o cineasta ao Deadline.
O que aconteceu?
Quentin Tarantino ainda não se pronunciou sobre o abandono do projeto. Fontes contaram ao THR que a ideia inicial de acompanhar este personagem do crítico de cinema gradualmente se metamorfoseou em um filme que também incluiria o personagem de Cliff Booth - que, inclusive, rendeu a Pitt o Oscar de melhor ator coadjuvante.
É incerto se The Movie Critic serviria como uma espécie de prequela ou sequência de Era Uma Vez Em...Hollywood, o que poderia ser uma possibilidade, dado que o longa-metragem estrelado por Leonardo DiCaprio, Margot Robbie e Pitt é também ambientado na Hollywood dos anos 1970.
O projeto teria uma diária de filmagem ainda em agosto de 2024, para ser qualificado para o programa de crédito de impostos da Califórnia. A ideia era que a produção ocorresse em 2025, sendo que ainda não havia nenhum estúdio por trás do filme.
Muito especula-se sobre o próximo filme de Quentin Tarantino, dado o peso que o cineasta coloca em sua décima obra, garantindo que será a sua última.