Um dos títulos brasileiros em Cannes este ano é A Queda do Céu, o documentário dirigido por Eryck Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que acompanha os Yanomami inspirando-se na obra homônima do xamã Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. A ser exibido durante a Quinzena dos Cineastas, uma das mostras paralelas do Festival de Cannes, o longa-metragem acaba de ganhar um trailer inédito.

"A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la (...) Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.", as palavras de Kopenawa no livro ressoam.

Veja as primeiras imagens de A Queda do Céu.

Uma resposta dos Yanomami

O documentário gira em torno do ritual fúnebre Reahu, que é um esforço coletivo da comunidade Watorikɨ com a intenção de segurar o céu, impedindo que ele caia. Olhando para a cosmogonia do povo Yanomami, ouvimos as palavras do xamã e líder Davi Kopenawa, que critica as atitudes predatórias do chamado 'povo da mercadoria'. A força dos espíritos xapiri e o olhar dos indígenas sobre a terra, trazem nova esperança para lidar com um modo de vida que coloca em risco toda a humanidade.

"No Brasil, cerca de 30.000 indígenas Yanomami vivem atualmente em mais de 300 comunidades", comentam as notas de lançamento do filme. "Eles enfrentam uma crise humanitária grave, causada pela invasão massiva de mineradores em busca de metais, principalmente ouro e estanho. Nos anos recentes, o número de invasores atingiu 20.000, promovendo violência, contaminação das águas e peixes por mercúrio, desmatamento e espalhando inúmeras doenças infecciosas entre os Yanomami."

cineserie.com.br
A Queda do Céu © Aruac Filmes

Eryck Rocha já esteve presente no Festival de Cannes com Cinema Novo, o documentário que revisita o movimento cinematográfico brasileiro, hoje quase esquecido, do qual o seu pai, o eterno Glauber Rocha, foi um dos mais prolíficos criadores. O filme levou o prêmio L'oeil D'or (Olho de Ouro), na ocasião.

A Queda do Céu é uma coprodução Brasil-Itália, produzido pela Aruac Filmes, Hutukara Associação Yanomami, e Stemal Entertainment com Rai Cinema e a francesa Les Films d’ici.