A estreia da cineasta indiana Payal Kapadia na ficção com certeza não era um dos filmes mais aguardados do Festival de Cannes deste ano, mas chamou a atenção da crítica e do público e acabou por levar o Grand Prix da 77ª edição do festival, o segundo prêmio mais importante da competição oficial. All We Imagine As Light olha para os desejos e constrições de um grupo de mulheres enfermeiras de um hospital em Mumbai.
Assista ao trailer a seguir.
All We Imagine As Light
Duas mulheres enfrentam a rotina da mais populosa cidade da Índia, dividindo um apartamento, Prabha e Anu trabalham como enfermeiras de um hospital. A primeira tem o seu cotidiano desestabilizado quando recebe um presente repentino do seu marido, que vive na Alemanha, e de quem não tem notícias há um ano. Prabha (Kani Kusruti) carrega um casamento arranjado à distância, mas é constantemente cortejada por um médico com quem trabalha. Já Anu (Divya Prabha), mais jovem, tenta em vão encontrar um lugar na cidade onde possa ser íntima com seu namorado, um homem muçulmano sobre o qual tem que manter sigilo à sua família hindu.
All We Imagine As Light eventualmente leva ambas as personagens a um vilarejo, que ofereçe espaço para a manifestação dos seus desejos. "Kapadia captura a agitação da metrópole e a tranquilidade ao ar livre de uma vila costeira com igual esplendor, articulado por suas atrizes soberbas e pela câmera com um naturalismo lírico que ocasionalmente deriva para uma incandescência onírica.”, comenta a sinopse oficial.
"Para mim, era normal ter um filme com tantas personagens femininas. Eu sinto algo forte em relação à amizade feminina e o tipo de companheirismo que me ajudou muito durante a minha vida", disse Kapadia em conversa com o IndieWire. "Então era algo que eu sentia um afeto, mas também é complicado e nunca é fácil. Eu estava interessada nessas diferentes camadas de feminilidade no país. O filme começa com uma mulher muito velha e termina com uma menina muito jovem, que tem cabelo curto e poderia ser confundida com um menino. E todas essas mulheres poderiam ser, em tempos diferentes, a mesma pessoa."
All We Imagine As Light ainda não tem data de estreia confirmada para o Brasil.