A atriz Angelina Jolie volta ao cinema como Maria Callas, a grande cantora de ópera que trouxe as obras de Donizetti, Bellini, Rossini, Verdi e Puccini para os maiores palcos do mundo. Sua volta depois de três anos - sua última participação foi em Eternos - deixou o público ainda mais entusiasmado durante a estreia de Maria, do diretor chileno Pablo Larraín, que recebeu uma ovação de 8 minutos no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O filme, que já ganhou também uma exibição durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto, olha especialmente para os últimos dias da vida de Callas, na Paris dos anos 1970. "Mais para o fim da sua vida ela teve pontos altos, e os maiores foram os quais ela realmente podia sentir que estava se conectando, e houve momentos onde ela sentia que não conseguia, e isso realmente a quebrava e ela sentia que não conseguia se conectar." , a atriz comentou durante a exibição, reportou o THR.

A cantora é ainda considerada um dos maiores nomes da ópera, mas teve uma vida conturbada e marcada por crises criativas e dúvidas, tendo sua vida pessoal muito publicitada pela imprensa da época. "Ela era celebrada como uma das artistas mais maravilhosas, mas também jogavam comida nela, e a insultavam e falavam mentiras sobre ela", disse Jolie à Associated Press. "Então eu não sei, eu imagino que ela tenha se sentido muito sozinha."

cineserie.com.br
Maria © Pablo Larraín

Jolie disse ainda que Maria Callas faleceu durante os "tempos mais sombrios da sua vida". A atriz recebeu o público com um agradecimento e emoção, "porque eu desejava que ela estivesse aqui e que ela pudesse ver que vocês estão aqui para aprender sobre a sua vida e lembrar da sua música e para estar entre pessoas que apreciam arte".

Maria

A cinebiografia foi adquirida pela Netflix antes mesmo da estreia em Veneza, e deve eventualmente entrar no streaming, apesar de ainda não existir uma data definida. No Brasil, o filme ganhou distribuição nas salas de cinema pela Diamond Films.

Maria tem roteiro de Steven Knight, que também escreveu Spencer, outra cinebiografia dirigida por Larraín, protagonizada por Kirsten Stewart, que vive Diana Spencer, mais conhecida como a Princesa Diana.

Além de Jolie, o elenco de Maria conta com nomes como Pierfrancesco Favino (Comandante), Alba Rohrwacher (La Chimera), Haluk Bilginer (Winter Sleep), Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães) and Valeria Golino (Retrato de uma Jovem em Chamas).