A 81ª edição do renomado Festival Internacional de Cinema de Veneza chegou ao fim e o novo drama do espanhol Pedro Almodóvar, The Room Next Door, foi o grande destaque da cerimônia de premiação, ganhando o Leão de Ouro. Essa é a primeira vez que o diretor leva o prêmio máximo de um festival de cinema de peso nos seus 50 anos de carreira.
The Room Next Door olha para a amizade entre duas mulheres, interpretadas por Tilda Swinton e Julianne Moore. O filme "segue a história de uma mãe muito imperfeita e uma filha rancorosa separadas por um sério mal-entendido. Entre elas, outra mulher, Ingrid, a amiga da mãe, é a guardiã da sua dor e amargura.", conta a sinopse oficial.
O júri da competição principal de Veneza foi presidido pela atriz Isabelle Huppert, e teve ainda o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho no grupo. Outros nomes incluem o diretor vencedor do Leão de Prata, James Gray, o cineasta britânico Andrew Haigh, a cineasta Agniezka Holland, que venceu o prêmio do júri em 2023, o vencedor do prêmio FIPRESCI em Cannes, Abderrahmane Sissako, o diretor do clássico italiano Cinema Paradiso, Giuseppe Tornatore, a realizadora alemã Julia von Heinz e a atriz chinesa de Memórias de uma Gueixa, Zhang Ziyi.
Brasil em Veneza
Além do filme de Almodóvar, dois títulos brasileiros ganharam prêmios em Veneza, o novo drama de Walter Salles, Ainda Estou Aqui, que é protagonizado por Fernanda Torres e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, levou o prêmio de melhor roteiro para Murilo Hauser e Heitor Lorega. A trama acompanha a luta de Eunice Paiva, mãe do autor, em busca da verdade por trás do desaparecimento do seu marido durante a ditadura militar.
Já Manas, de Marianna Brennand, foi escolhido para receber o GDA Director’s Award, que é o principal prêmio da Giornate Degli Autori, a mostra paralela ao festival que foca em cineastas emergentes com uma visão singular. O filme segue Marcielle, uma menina de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó (PA) e cultua a imagem de uma irmã mais velha que partiu. Ao amadurecer, ela percebe que está presa entre dois ambientes abusivos e confronta as relações violentas que permeiam sua família e entorno.
Filmes premiados
Veja os principais premiados do Festival de Veneza 2024:
Leão de Ouro de Melhor Filme
The Room Next Door, Pedro Almodóvar
Leão de Prata de Melhor Diretor
Brady Corbet, por The Brutalist
Grande Prêmio do Júri
Vermiglio, Maura Delpero
Prêmio Especial do Júri
April, Dea Kulumbegashvili
Atriz
Nicole Kidman, por Babygirl
Ator
Vincent Lindon, por The Quiet Son
Roteiro
Murilo Hauser e Heitor Lorega, por Ainda Estou Aqui
Prêmio Marcello Mastroianni (atuação iniciante)
Paul Kircher, por And their Children After Them