Uma sessão de pré-estreia realizada nesta quinta-feira (15) em Londres, revelou que a sequência de Duna (2021) está instigante. Mais que surpreendente, já eram esperadas reações positivas para Duna: Parte 2, mas talvez não com tamanha empolgação de quem viu o filme.
As primeiras reações à pré-estreia do filme foram muito além das expectativas. Ao destacar o curioso look de Zendaya, o The Hollywood Reporter, revelou que um crítico classificou o filme como a "magnum opus" (magnífico trabalho) do roteirista e diretor Denis Villeneuve. "Jogando você direto na ação, é totalmente envolvente, emocionante e, em última análise, devastador", continuou a crítica Emily Murray. "Timothee Chalamet e Zendaya nunca estiveram melhores. Apenas um filme verdadeiramente notável – estou maravilhada."
As surpreendentes reações
Os adjetivos usados para exemplificar o que se viu de Duna: Parte 2 demonstram o quão maravilhadas foram as reações. "Espetacular", "de cair o queixo" e entre os "maiores filmes de ficção científica de todos os tempos" são algumas expressões usadas e causadas pelo longa.
A revista Variety descreveu o filme como "incrível elenco, efeitos visuais de tirar o fôlego e muito mais". Além disso, revelou que a produção é repleta de cenas de batalhas, capaz de rivalizar com O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2022).
Veja abaixo as reações de alguns jornalistas que estiveram na pré-estreia de Duna: Parte 2.
Gregory Ellwood - The Playlist
"Duna: Parte 2 é extremamente impressionante. Villeneuve cria alguns momentos verdadeiramente VISIONÁRIOS. Austin Butler oferece uma atuação verdadeiramente transformadora (e também sem falar na maquiagem). Final muito comovente. Um pouquinho longo? Sim. Esqueci que vi no dia seguinte? Sim. Ainda assim, vai ser gigante."
Dune: Part Two is damn impressive. Villeneuve crafts some truly VISIONARY moments. Austin Butler gives a truly transformative performance (and not talking makeup either). Very moving ending. A wee bit long? Yes. Did I forget I saw it the next day? Yes. Still, gonna be massive. pic.twitter.com/ARooLrTK8z
— Gregory Ellwood - The Playlist ? (@TheGregoryE) February 15, 2024
Hoai-Tran Bui - Inverse
"DUNA: PARTE DOIS é um triunfo. Ainda mais imenso que o primeiro, mas muito mais íntimo – Denis Villeneuve consegue simplificar a segunda metade mais alienante do livro em algo épico, fascinante e cheio de ação. O domínio de sequências de batalha é no nível de DUAS TORRES. E Zendaya é a estrela."
DUNE: PART TWO is a triumph. Even more immense than the first, but much more intimate — Denis Villeneuve manages to streamline the more alienating second half of the book into a riveting, action-packed epic. TWO TOWERS-level mastery of battle sequences. Zendaya is the star. pic.twitter.com/gUYD6g3onN
— Hoai-Tran Bui (@htranbui) February 15, 2024
Jazz Tangcay - Variety
"#DunaParteDois é um épico gigante, uma masterclass artesanal, desde a excepcional fotografia de Greig Fraser até a magnífica construção mundial de Patrice Vermette. Denis Villeneuve entregou sua obra-prima dirigindo um dos melhores filmes de ficção científica das gerações vindouras."
#DunePartTwo is a giant epic, a masterclass of crafts from Greig Fraser’s exceptional photography to Patrice Vermette’s magnificent world building. Denis Villeneuve has delivered his magnus opus directing one of the best sci-fi films for generations to come. pic.twitter.com/Vvfs8YeFIi
— Jazz Tangcay (@jazzt) February 15, 2024
Jordan Farley - Total Film
"Deslumbrado com #DunaParteDois. Achei ainda mais envolvente, tátil e emocional do que a Parte Um. A clareza, o peso e a escala da ação são impressionantes. Para mim, o conjunto ocupa um lugar rarefeito ao lado de O Senhor dos Anéis, como versão definitiva de um texto seminal."
Blown away by #DunePartTwo. Found it even more immersive, tactile and emotional than Part One. The clarity, heft and scale of the action is staggering. For me, the whole occupies a rarified place alongside The Lord of the Rings as the definitive version of a seminal text.
— Jordan Farley (@JordanFarley) February 15, 2024
O filme
Duna: Parte 2 começa onde o primeiro filme parou – Paul Atreides (Timothée Chalamet) finalmente chega a Chani (Zendaya). Ele une forças com os Fremen para salvar a galáxia do império Harkonnen, responsável pela morte do pai de Paul.
O filme tem o retorno de Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling e Javier Bardem. Entre os novos nomes, Austin Butler, Florence Pugh, Christopher Walken e Léa Seydoux. A estreia no Brasil está marcada para 29 de fevereiro.
Sucesso
O primeiro filme Duna foi um sucesso de bilheteria, com mais de US$ 400 milhões de bilheteria mundial. Considerando que o filme estreou ao mesmo tempo em que foi disponibilizado para transmissão no Max, as perspectivas de bilheteria para a Duna: Parte 2 são ainda maiores.
O diretor Villeneuve também tem garantido que este filme está melhor que o primeiro. O que não é pouca coisa, considerando que o longa de 2021 foi aclamado pela crítica e recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme. Ao final, saiu com seis prêmios: trilha sonora original, som, edição, fotografia, design de produção e efeitos visuais.