Na recente onda de cinebiografias musicais - Bohemian Rhapsody, Elvis, Rocketman, I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston - faltava ainda uma figura icônica, um outro rei, o 'rei do reggae': Bob Marley. Era apenas uma questão de tempo. Bob Marley: One Love foi pousar nas mãos de Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) e o diretor encontrou no ator britânico, Kingsley Ben-Adir, o seu Bob. Seguindo um pequeno teaser que revelou as primeiras imagens do longa, a Paramount Pictures acaba de lançar o trailer oficial da produção, já dando um gostinho de alguns dos clássicos do reggae presentes na trilha: Redemption Song, Could You Be Loved e Three Little Birds.
A cinebiografia teve total apoio da família de Bob Marley, inclusive Ziggy Marley, um dos seus 12 filhos, se envolveu como produtor, o que tornou possível que o filme tivesse acesso a todas as músicas do artista. Segundo a sinopse oficial: "Bob Marley: One Love celebra a vida e música de um ícone que inspirou gerações através da sua mensagem de amor e união. Pela primeira vez na tela grande, descubra a poderosa história de superação de Bob e a jornada por trás de sua música revolucionária." O longa aborda os anos mais agitados da vida do artista, e as filmagens se dividiram entre a Jamaica e Londres, onde Marley residiu após ser alvo de um atentado.
A escolha dos atores
Em entrevista à Empire, Reinaldo Marcus Green, contou sobre como escolheu Kingsley Ben-Adir (Barbie e Peaky Blinders) para interpretar o 'rei do reggae'. "Eu não conhecia muito o trabalho de Kingsley. Mas o que ele fez na sua fita de audição, foi algo diferente de todas as outras fitas que chegaram. Muitas pessoas estavam imitando Bob, o que ele fez foi uma interpretação (...) compreender a essência de Bob e realmente focar em canalizá-la, foi o que eu vi naquela audição."
Outra atriz em ascensão, Lashana Lynch (A Mulher Rei e 007 - Sem Tempo para Morrer), que inclusive tem origem jamaicana, entrou para o elenco como Rita, esposa de Bob Marley. "Eu achei que ela tinha uma presença muito interessante, e uma tal força e elegância, havia algo nela, como ela se comporta, uma resiliência que eu pensei que a câmera iria absorver. Ela é um grande talento."
Filmagens na Jamaica
Apesar do calor extremo de 43 graus celsius (na sombra!), Green tentou aproveitar ao máximo o tempo na terra de Marley. A equipe do filme teve todo o apoio do governo da Jamaica para realizar as filmagens no país: "Tivemos o suporte do primeiro ministro, da comunidade local. Foi incrível." A casa vista no filme não é a original de Bob Marley, mas por bons motivos: "A casa original é um museu em funcionamento, e por conta das pessoas que vão visitar, nós não queríamos atrapalhar. E construir a casa nos deu mais acesso. Ela é provavelmente mais precisa do que o museu, porque a rua mudou tremendamente, a folhagem mudou em relação às fotos originais. Os trabalhadores jamaicanos fizeram um trabalho incrível (...) Fez com que eu sentisse que eu estava fazendo o filme pelos motivos certos."
Bob Marley: One Love estreia nos cinemas no dia 12 de fevereiro de 2024. Enquanto isso, assista ao trailer legendado a seguir.