Muito mistério ainda paira sobre o suposto capítulo final da filmografia de Quentin Tarantino, mas em matéria exclusiva o Deadline acaba de confirmar: Brad Pitt fará parte de The Movie Critic.

Ainda não está claro se Pitt será o protagonista do décimo, e daquele que o diretor diz ser seu último filme. A colaboração marca a terceira parceria, tendo Pitt feito parte de Bastardos Inglórios, como o inesquecível Lt. Aldo Raine, e de Era Uma Vez em...Hollywood, como Cliff Booth, o dublê do ator televisivo Rick Dalton (Leonardo DiCaprio). Pitt inclusive ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pela sua performance no mais recente filme do diretor.

The Movie Critic

As especulações acerca da trama de The Movie Critic (O Crítico de Cinema, em tradução pt) continuam, com algumas novas informações. Já durante o Festival de Cannes de 2023, Tarantino confirmou ao Deadline que o longa será sobre um crítico de cinema dos anos 1970, mas cuja identidade não é a de Pauline Kael. As suposições pairavam sobre a crítica da The New Yorker, pois Tarantino já expressou sua admiração por ela diversas vezes, tendo até mesmo lançado um livro, Cinema Especulation, inspirado no trabalho de Kael.

Segundo Tarantino, The Movie Critic é baseado em um homem que nunca ganhou reconhecimento, mas que escrevia sobre filmes em uma revista pornográfica da época e cujas críticas o diretor lia quando era jovem e trabalhava abastecendo máquinas de venda automática com as revistas. “Ele escrevia sobre filmes mainstream e era um crítico de segunda linha. Eu acho que ele era um crítico muito bom. Ele era super cínico. Suas críticas seriam um cruzamento entre um jovem Howard Stern e o que Travis Bickle (personagem de Robert De Niro em Taxi Driver) escreveria se ele fosse um crítico de cinema.

cineserie.com.br
Bastardos Inglórios © Universal Pictures

Papel de Brad Pitt

Na época, Tarantino comentou que DiCaprio ou Pitt não estariam em suas cogitações para o papel principal, devido à idade do personagem. "Ele escrevia como se tivesse 55 anos, mas ele estava apenas na metade dos 30. Ele morreu no final do seus trinta anos. Não ficou muito claro por um tempo, mas agora que eu fiz alguma pesquisa eu acho que foi em decorrência de complicações relacionadas ao alcoolismo.", disse o diretor. A princípio, um rosto novo estrelaria The Movie Critic. “Eu ainda não decidi, mas será alguém por volta dos 35 anos. Com certeza será um novo ator protagonista para mim”.

Agora, com a confirmação de Pitt no elenco e com supostas reescritas do roteiro, todas as possibilidades estão em cima da mesa. Veremos.