Anunciado em 2018, o filme sobre a vida da cantora Amy Winehouse finalmente teve o trailer divulgado. Esta será a primeira cinebiografia sobre a cantora falecida em 2011, quando tinha 27 anos. Winehouse se eternizou com canções populares que incluem títulos como “Valerie”, “Rehab” e “Back to Black”. Esta última é também o título original do filme, que agora ganha suas primeiras imagens.
Em Back to Black, Amy Winehouse é vivida pela atriz inglesa Marisa Abela (Industry). "Eu não escrevo músicas para ser famoso", diz Abela como Winehouse no trailer enquanto toca a música-título. "Eu escrevo músicas porque não sei o que faria se não o fizesse."
Em seu material de divulgação, o filme é descrito como "um vislumbre nunca antes visto, da ascensão precoce de Amy Winehouse à fama e do lançamento de seu inovador álbum de estúdio, 'Back to Black'". Como complemento, caracteriza como "um olhar sem remorso sobre a mulher por trás do fenômeno e do relacionamento que inspirou um dos álbuns mais lendários de todos os tempos".
A família de Amy estará representada para ajudar a contar a vida da cantora. Jack O'Connell será o marido, Blake Fielder-Civil. Já quem dará vida aos pais da artista são Eddie Marsan e Juliet Cowan. Lesley Manville interpreta a avó, Cynthia Winehouse.
Esta será a primeira cinebiografia sobre a cantora, apesar de vários documentários já terem tratado de sua vida e seu legado. Um deles, Amy, ganhou o Oscar na categoria Melhor Documentário, em 2015.
No Reino Unido, Back to Black estreará em 10 de maio de 2024. No Brasil ainda não há data de lançamento.
Trailer
O trailer de Back to Black é descrito como uma homenagem à arte, à inteligência e à honestidade de Amy Winehouse. O vídeo também instiga para a compreensão dos "demônios" da cantora. É divulgado como "um olhar inabalável sobre a moderna máquina de celebridades e um poderoso tributo a um talento único em uma geração".
O filme é dirigido por Sam Taylor-Johnson (Nowhere Boy; Fifty Shades of Grey). A produção executiva tem a responsabilidade de Nicky Kentish-Barnes, Ron Halpern e Joe Naftalin, para Studiocanal, e Alison Owen e Debra Hayward, pela Monumental Pictures. Matt Greenhalgh (As Estrelas de Cinema Nunca Morrem) é responsável pelo roteiro do longa.