Gratidão é uma virtude que parece ser latente em Matheus Nachtergaele. O ator, reconhecido por grandes trabalhos no cinema, mostra sua reverência ao meio que o tornou um rosto popular. Recém-saído das filmagens de O Auto da Compadecida 2, Matheus Nachtergaele volta a fazer novela depois de 10 anos. Porém, a falta que fez na televisão é compensada por seu reconhecimento ao poder da telenovela no país.
Prestes a retornar às telinhas no remake de Renascer, na TV Globo, Matheus Nachtergaele concedeu uma entrevista ao Uol. Ele falou sobre o retorno às telenovelas, o motivo de ter aceitado o convite e reverenciou o meio "televisão". "A verdade é que a TV é o circo maravilhoso que ainda atinge em cheio o coração desse país que é o Brasil", reconheceu.
Num país desigual como o Brasil, a televisão tem papel fundamental ao levar conteúdo de graça a qualquer canto do mapa. É também nisso que se dá o reconhecimento do ator. Para Matheus Nachtergaele, a novela é um exemplo de difusão cultural. "Acredito profundamente que a novela continua sendo, no Brasil, o lugar principal para se adquirir cultura e para se pensar em temas inovadores. A gente tá forçando a linguagem para que os modos humanistas se acelerem, então", enfatizou.
Ele reverencia o talento da mão de obra e a qualidade das produções brasileiras, enfatizando com o termo "Brasil com 'S'". Matheus Nachtergaele celebra como um louvável avanço ao analisar o que está sendo feito e por quem é produzido o remake de Renascer. "Aqui, a gente tem elenco de veteranos geniais do Brasil com 'S' e estreias maravilhosas de pessoas de todas as cores, sexos, crendices e origens verdadeiramente talentosas. Estou encantado pelo elenco jovem da novela, de verdade".
Uma década longe das novelas
Curiosamente a novela mais recente de Matheus Nachtergaele também foi um remake. E este "recente" já faz 10 anos. Em 2013 ele participou da renovada versão de Saramandaia e, desde então, tem se dedicado ao cinema, ao teatro e às séries.
Segundo o ator, foram dois os principais motivos que o fizeram aceitar o convite para voltar a fazer uma novela. O enorme sucesso de Renascer nos anos 90 é destacado por Nachtergaele na qualidade da produção, do texto e do elenco. Nisso ele se diz encantado ao contracenar com Jackson Antunes, Chico Diaz, Marcos Palmeira e Vladimir Brichta, entre outros. "Para onde eu olho tem um ator esplêndido do Brasil com 'S', fazendo um personagem bonito. Aceitei o convite com alegria grande", comemora.
O segundo motivo tem um valor afetivo. Neste remake, Nachtergaele vai interpretar Norberto. O personagem também foi decisivo porque em 1993 foi vivido por Nelson Xavier, um dos atores que formataram o profissional que Matheus Nachtergaele se tornou. "Achei desafiador e bonito fazer um personagem que tenha sido do Nelson, que é um cara que dava dignidade à raça do Brasil, ao homem com tipologia do brasileiro comum. Ele dava ao Norberto toda a simpatia que ele tem que ter, mas também uma dignidade bonita, que eu nem sei se sou capaz de oferecer".
Nachtergaele em Renascer
O Norberto, de Nachtergaele, é dono da única venda da vila e principal ponto de encontro da região de Ilhéus, no sul da Bahia. É justamente por isso que o comerciante sempre sabe tudo o que acontece por lá. Apesar da língua solta, tem um grande coração e carrega as dores do amor e da saudade de uma paixão do passado. Trata-se de Dona Jacutinga, interpretada por Juliana Paes.
Na entrevista ao portal Uol, o ator defendeu o personagem. Ele disse que Norberto é um homem comum, afável e cordial. Sobre a veia fofoqueira do comerciante, fez uma comparação onde o encaixou como se fosse um cronista. Para Nachtergaele, o personagem é um exímio observador de tudo e de todos, sempre detrás do balcão de sua venda. Tudo isso numa forma de encobrir a dor do amor por Jacutinga. "Lance bonito do personagem. Gravei outro dia minha última cena com a Juliana Paes, a Jacutinga, ele perde um grande amor. Vou tentar botar essa dor de amor como pano de fundo da alegria", disse sobre Norberto.
As tramas de Renascer giram em torno da cultura do cacau. Foi assim na versão original, de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, e se repetirá agora. O remake é de autoria de Bruno Luperi, neto de Benedito. A novela já instiga com a intensa divulgação da TV Globo, com imagens impressionantes em teaser e trailer especiais. Renascer estreia no dia 22 de janeiro, às 21h.