E se uma substância misteriosa pudesse criar uma versão melhorada, mais bonita e mais jovem de você? Essa é a premisa de The Substance, o segundo longa-metragem da francesa Coralie Fargeat, que conta com Demi Moore como a protagonista, uma atriz que viu a sua época áurea passar e agora tem dificuldades em continuar com a carreira.

O terror foi incansavelmente elogiado durante a sua passagem pelo Festival de Cannes de 2024, no qual concorreu à Palma de Ouro e onde ganhou o prêmio de melhor roteiro. Já tido como um grande título do subgênero body horror (horror corporal), The Substance traz Margaret Qualley como a versão mais jovem de Moore, criada a partir de um experimento biológico.

Assista ao teaser oficial a seguir.

The Substance

"Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma ex-estrela que já passou do seu auge e é repentinamente demitida do seu programa de TV fitness pelo repulsivo chefe do estúdio, Harvey (Dennis Quaid). Ela então se sente atraída pela oportunidade apresentada por uma nova droga misteriosa, A Substância.", conta a sinopse oficial do filme que aponta as fissuras de uma cultura presa ao vício da perfeição. Sparkle opta por se submeter ao enigmático tratamento: "Basta uma injeção para ela renascer - temporariamente - como a maravilhosa Sue de vinte e poucos anos (Margaret Qualley). A única regra? O tempo deve ser dividido: exatamente uma semana em um corpo e então uma semana no outro. Sem exceções. O equilíbrio perfeito. O que poderia dar errado?"

cineserie.com.br
The Substance © MUBI

Em entrevista ao IndieWire, a atriz Demi Moore contou que aceitou o risco que o projeto apresentava inicialmente. "Foi um daqueles em que você não sabe se tudo vai dar certo, funcionar. É o que você espera. Então, honestamente, eu acho que eu ainda estou me sentindo um pouco chocada, maravilhada. Eu me sinto extremamente humilde por toda a experiência.", disse.

Moore ainda ampliou as interpretações sobre a obra. "Se nós nos distanciarmos do fato de que é sobre um ator, o filme é mais sobre o desejo de ganhar validação, de ser visto, de ser apreciado, de pertencer, e o que é se sentir rejeitado e não se sentir suficiente, como se houvesse algo errado com você. Quando você adiciona a isso o tema do envelhecimento - que é na verdade sobre a nossa inabilidade de controle - torna-se uma exploração sobre a falta de aceitação de si mesmo. O que realmente me conectou foi a maneira única que a Coralie Fargeat escolheu contar essa história."

cineserie.com.br
The Substance © MUBI

A diretora havia participado do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) com o seu primeiro longa-metragem, Vingança, um filme de ação que coloca uma mulher implacável que busca vingança dos homens que a abandonaram em um deserto para morrer.

The Substance será distribuído nos cinemas dos EUA a partir de 19 de setembro de 2024, pela MUBI. No Brasil, ainda não há uma data prevista para o lançamento.