O Festival de Cinema de Rotterdam (IFFR) é um dos mais conceituados mundialmente e é comum filmes brasileiros marcarem presença no evento. Este ano, a 53ª edição do Festival que acontece anualmente na Holanda, selecionou nove títulos nacionais.

Longas-metragens

Tiger Competition

A conhecida "Tiger Competition" reúne filmes de espírito inovador de cineastas promissores de todo o mundo. Entre os selecionados, está Praia Formosa, da brasileira Julia De Simone, um projeto que continua os estudos da cineasta sobre a região do porto do Rio de Janeiro. Seu terceiro longa migra do documentário para a ficção ao contar a história de Muanza, uma mulher nascida no Reino do Congo no início do século XIX, que é traficada para o Brasil e acorda no Rio de Janeiro dos dias de hoje. A obra aborda questões de colonização, sororidade e raízes culturais.

Harbour

Já na categoria "Harbour" do Festival de Rotterdam, três títulos brasileiros marcam presença. Um deles é o longa-metragem Greice, de Leonardo Mouramateus, uma co-produção Brasil-Portugal. A trama gira em torno de Greice, uma jovem brasileira de 21 anos que frequenta a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e que trabalha como figurinista para uma cantora pop. Ela conhece Alfonso e os dois iniciam uma relação, até que um incidente coloca a sua residência portuguesa em perigo e ela volta ao Brasil.

Já em Levante, Lillah Halla introduz Sofia, a estrela do time de vôlei da escola. Após descobrir que está grávida, Sofia vê suas escolhas como limitadas em um país onde o aborto é proibido. Mas ela tem a certeza de que não pode virar mãe e sua equipe continua do seu lado em todas as etapas do seu caminho.

O terceiro filme na categoria é A Paixão Segundo G. H.. Dirigido por Luiz Fernando Carvalho (Lavoura Arcaica), o longa é basedo em uma obra de Clarice Lispector, com Maria Fernanda Cândido e Samira Nancassa no elenco. No enredo, uma escultora decide arrumar o seu apartamento e encontra uma barata. O encontro causa uma crise existencial na artista e leva-a a uma nova experiência de vida.

cineserie.com.br
A Paixão Segundo G. H. © Paris Filmes

Big Screen Competition

Já na "Big Screen Competition", está Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes. Passado no fim dos anos 1940, os irmãos cristãos Emilie e Emir decidem deixar o Líbano e embarcar rumo ao Brasil. No caminho, porém Emilie apaixona-se por Omar, um mercador muçulmano, o que deixa Emir enfurecido e leva a trama à consequência desastrosas.

Curtas-metragens

Há também filmes brasileiros em Rotterdam nas categorias de curta-metragens. Na "Tiger Short Competition”, encontra-se Potenciais à Deriva, um filme inacabado realizado por um brasileiro que morou em Los Angeles durante o exílio. São fragmentos reunidos por um diretor desconhecido, sob o pseudônimo Leonardo Pirondi, que traçam sombras de um Brasil marcado pelo imperialismo norte-americano e pela ditadura militar.

Já no “Short & Mid-Length”, três títulos nacionais marcam presença. Se Eu Tô Aqui é Por Mistério, de Clari Ribeiro, se passa em 2054 em um Rio de Janeiro futurista e cheio de bruxaria. A travesti Dhalia desembarca no porto com a missão de fundar um clã e derrotar a Ordem da Verdade. O Silêncio Elementar, de Mariana de Melo, aborda a atividade mineira em Minas Gerais, com imagens de arquivo e narração, repensando as noções que temos sobre a paisagem. Um Tropeço em Cinco Movimentos, de Valentina Rosset, trata-se de um acompanhamento visual para a obra Corona for Pianist(s) do compositor Tōru Takemitsu.