A atriz Dira Paes dirige e protagoniza Pasárgada, o título brasileiro selecionado para o Festival de Cinema de Gramado, no qual ganhou o prêmio de melhor desenho de som, para Beto Ferraz. O filme conta ainda com Humberto Carrão no elenco, e estreia nessa quinta-feira, dia 26 de setembro, nos cinemas de todo o Brasil.
A produção é a estreia de Paes na direção, que também escreve, atua e produz. A atriz vive uma bióloga misteriosa em viagem a uma floresta remota na trama. Pressionada pelos seus superiores e envolvida com o tráfico internacional de animais, ela se vê em conflito quando sua missão de encontrar uma espécie rara de pássaro não toma os rumos que ela imaginava.
Pasárgada
O filme Pasárgada faz o movimento de confrontar sua protagonista com suas escolhas de vida, ao cruzar seu caminho com o de um homem intimamente ligado à natureza. "Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.", conta a sinopse oficial do longa-metragem.
O projeto nasceu de uma experiência da própria artista, durante a pandemia de Covid-19. Dira Paes se isolou na região das montanhas do Arraial do Sana, no Rio de Janeiro, onde voltou para filmar o longa-metragem. A região de Mata Atlântica atrai pesquisadores de aves do mundo todo e o tempo passado ali serviu de inspiração para a escrita e realização de Pasárgada, uma narrativa que busca voltar às essências e reflete a ligação da artista à ecologia e meio ambiente.
"Eu queria um convite ao público de se sentir, de se sensibilizar com o universo dos nossos biomas, essa capacidade que o Brasil tem de fabricar paraísos. Nós temos muitos paraísos nesse país", disse a atriz em entrevista.
Assita ao trailer oficial a seguir.