Dormir de Olhos Abertos, produzido por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, terá sua estreia mundial esta semana, no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme foi dirigido pela alemã Nele Wohlatz e ganhou seu trailer logo antes de sua primeira exibição no festival.
A trama da comédia se passa em uma cidade litorânea do Brasil, que os espectadores podem identificar como Recife, onde se desenrola uma série de mal-entendidos. Segundo a sinopse oficial: "Kai chega de férias vinda de Taiwan com um coração partido. Um ar condicionado quebrado leva-a até a loja de guarda-chuvas de Fu Ang. Ele poderia se tornar um amigo, mas quando a época de chuvas não chega, a loja fecha. Enquanto procura por Fu Ang, Kai conhece Xiao Xin e um grupo de trabalhadores chineses em um arranha-céus sofisticado. Kai se vê estranhamente refletida na história de Xiao Xin."
Uma produção internacional e múltipla
O longa anterior de Nele Wohlatz, El Futuro Perfecto, foi vencedor do Leopardo de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Locarno, em 2016. Nas palavras de Wohlatz, em uma declaração da diretora, a intenção com Dormir de Olhos Abertos era fazer um filme que não fosse preso a uma geografia específica: "Tendo nascido na Alemanha e morado na Argentina durante muitos anos como estrangeira, no momento em que eu estava fazendo o filme, eu sentia como se eu tivesse perdido o sentido de casa. Eu queria fazer um filme que pudesse se passar em qualquer cidade do mundo. Teria pessoas que pudessem ir para qualquer lugar do mundo e ainda assim não pertenceriam a lugar nenhum."
O filme tem uma dramaturgia não convencional, contando com atores de primeira viagem de diversas origens: chineses, taiwaneses, pernambucanos. O elenco inclui: Chen Xiao Xin, Wang Shin-Hong, Liao Kai Ro, Nahuel Pérez Biscayart e Lu Yang Zong. Acompanhando a trajetória de imigrantes chineses e taiwaneses no Brasil, o filme forma relações inesperadas durante um quente e longo verão em Recife, onde um mar cheio de tubarões e as violências e inseguranças que permeiam a posição de imigrante, espreitam as personagens o tempo todo.
O cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, conhecido nacional e internacionalmente por O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau e Retratos Fantasmas (este último, escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar de 2024), junta-se à produtora Emilie Lesclaux (responsável também pela produção dos títulos mencionados), sob a sua Cinemascópio. Dormir de Olhos Abertos é uma co-produção Brasil, Taiwan, Argentina e Alemanha.
Pôster e trailer inéditos
Logo antes da estreia mundial no Festival de Berlim, o qual o longa integra na secção competitiva Encontros e onde será exibido em cinco sessões, sendo a primeira delas no dia 17 de fevereiro, Dormir de Olhos Abertos ganhou o seu trailer oficial. O pôster da produção também pode ser conferido a seguir.
Assista ao trailer abaixo.