Emilia Pérez foi um dos títulos mais comentados do Festival de Cannes de 2024, levando dois prêmios na 77ª edição do Festival, incluindo o prêmio do júri e o prêmio de interpretação feminina para o conjunto de atrizes que vivem as quatro personagem centrais da trama: Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Zoe Saldaña e Adriana Paz.

Assista ao trailer a seguir.

Emilia Pérez, um thriller musical

O filme dirigido pelo francês Jacques Audiard (Ferrugem e Osso) se desenrola no México, em um cenário marcado por cartéis de drogas, mas também por sonhos. "A ameaçadora líder de cartel Emilia (Gascón) recruta Rita (Saldaña), uma advogada negligenciada presa em um emprego sem futuro, para ajudá-la a fingir a sua morte para que Emilia possa finalmente viver autenticamente como ela mesma.", conta a sinopse oficial.

A obra foi elogiadíssima pela crítica na sua capacidade de conseguir mesclar diferentes gêneros de forma coesa, com um resultado surpreendente e carnavalesco de uma força exuberante. Emilia Pérez é o sexto longa-metragem de Audiard a competir pela Palma de Ouro em Cannes.

O cineasta francês mergulhou nas especificidades da cultura mexicana para contar a sua história. "A identidade latina na América é muito similar ao que a minha personagem está retratando, que é (falar) inglês e espanhol ao mesmo tempo.", comentou Selena Gomez sobre sua performance ao THR. "Nós fomos capazes de construir a personagem, Jessi, em volta dessa minha habilidade, e eu sou tão grata por isso. Me permitiu não só focar em ter certeza que eu estava falando espanhol - eu pude ser um pouco mais livre e focar na minha performance."

cineserie.com.br
Emilia Pérez © Pathé

A atriz, que já foi indicada a 4 Emmys por Only Murders in the Building, marcou presença na competição do renomado festival pela primeira vez. "Foi provavelmente a melhor experiência que eu já tive em um set desde Spring Breakers.", confessou Gomez sobre a produção de Emilia Pérez. "Eu tenho sido muito sortuda de estar em ótimos projetos, mas esses dois têm um lugar especial no meu coração, porque era algo que eu estava com medo de fazer. Era algo com o qual eu queria me desafiar."