A vida de Paulo Freire, pedagogo e filósofo brasileiro, vai virar filme com Angicos, o longa-metragem que centra no experimento educacional do pensador. Para interpretar essa figura que é patrono da educação brasileira, foi escolhido o ator Wagner Moura, que viverá Paulo Freire na tela grande no filme dirigido por Felipe Hirsch (Severina), reportou o Terra.

A trama será ambientada no sertão do Rio Grande do Norte, local no qual Paulo Freire conduziu o seu experimento junto com um grupo de professores, no qual alfabetizou 300 pessoas em 40 horas. Tal processo decorreu justamente na cidade de Angicos (RN), os trabalhadores do sertão aprenderam os fonemas a partir de palavras que já faziam parte do seu cotidiano, um método que inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, que nunca foi colocado em prática após o golpe de 1964.

Wagner Moura tem aparecido em diversas produções estrangeiras, é o protagonista de Guerra Civil, do diretor Alex Garland, e que estrela ao lado de Kirsten Dunst e Cailee Spaeny. O ator também participou recentemente da série Sr. & Sra. Smith, do filme Agente Oculto e emprestou sua voz ao personagem Wolf de Gato de Botas 2: O Último Pedido. Além disso, Moura acaba de terminar as filmagens de O Agente Secreto, o novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho.

cineserie.com.br
Paulo Freire © Instituto Paulo Freire

A produção de Angicos fica a cargo de Adriana Tavares, da Café Royal, o longa-metragem é co-produzido pela Cenya Productions e Reagent Media. O roteiro é assinado por Juuar (DNA do Crime) e o escritor Itamar Vieira Junior. Ainda não existem mais detalhes sobre a trama, mas sabe-se que a obra tem apoio do Instituto Paulo Freire e que a família do educador presta consultoria.

Ainda não existe previsão para a estreia de Angicos, o longa-metragem encontra-se atualmente em desenvolvimento.