Já está em cartaz nos cinemas o longa-metragem baiano Filho de Boi, um filme que coloca a dura questão de ficar ou partir a um jovem menino do sertão nordestino. Dirigido por Haroldo Borges, a produção já passou por festivais de cinema dentro e fora do Brasil, como o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e o Festival de Málaga, onde ganhou o prêmio do público.

"João é um menino tímido de 13 anos que mora no sertão baiano. O vínculo com seu pai foi rompido e ele não tem amigos. Quando um pequeno circo chega à cidade buscando um novo palhaço, ele vê a oportunidade perfeita para fugir dali.", conta a sinopse oficial do filme.

Assista ao trailer a seguir.

Filho de Boi

Filho de Boi é fruto do trabalho do coletivo Plano 3 Filmes, criado por Ernesto Molinero, Haroldo Borges, Marcos Bautista e Paula Gomes, responsável também pelos títulos Jonas e o Circo Sem Lona e Saudade Fez Morada Aqui Dentro.

O elenco principal tem a presença de Luiz Carlos Vasconcelos (Abril Despedaçado, Baile Perfumado e Carandiru), Jonas Laborda (Jonas e o Circo Sem Lona) e Vinicius Bustani. João Pedro Dias, que vive o protagonista João, foi escolhido entre 1500 crianças que participaram da pesquisa para o papel que decorreu em escolas públicas do sertão da Bahia.

"O trabalho com os atores foi uma verdadeira maratona. João, o protagonista, foi o último candidato que conhecemos dos 1500 meninos que entrevistamos durante a pesquisa; todos de escolas públicas; todos do sertão. Começamos procurando por um perfil específico que tínhamos no roteiro. Mas ao ir conhecendo esses meninos, resolvemos nos deixar levar por suas histórias.", conta Borges sobre o processo de seleção. "Até que conhecemos João. Tímido, falando baixinho… Um menino de alma entranhada! O mais improvável para viver um protagonista. Mas foi essa improbabilidade que nos cativou."

cineserie.com.br
Filho de Boi © Olhar Filmes

O longa-metragem já pode ser visto nos cinemas de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Lauro de Freitas, Maceió, Manaus, Palmas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O filme é distribuído pela Olhar Filmes.

Nas palavras do diretor, "Filho de Boi é um filme sobre raízes, que lança luz sobre as relações no sertão, esse território que normalmente é reconhecido como um lugar de fuga, mas ficar, às vezes, exige mais coragem do que partir."