De comédias, a animações, passando por filmes de aventura e mistério, a Netflix tem uma acervo de filmes ideais para espectadores que estão na pré-adolescência (dos 10 aos 14 anos). Com tramas envolventes e energéticas, separamos 10 títulos que com certeza vão agradar aos pré-adolescentes e que, de quebra, estão a um clique de distância, no catálogo do streaming.
Leo (2023)
A animação de comédia recém-lançada pela Netflix, Leo, já tem uma premissa curiosa: a jornada de um lagarto de 74 anos que foge do terrário de uma escola primária onde ele habita há décadas. Adam Sandler está vinculado ao projeto como produtor, roteirista e como a voz original de Leo, o pet escolar que joga-se em uma grande aventura em busca de liberdade ao lado da tartaruga com quem divide a caixa de vidro. Temendo seu fim próximo, Leo sonha ver o mundo, mas acaba enrolado no meio das angústias e aflições das crianças, que encontram no lagarto falante um sábio ombro amigo.
Enola Holmes (2020)
Um filme centrado na sagaz irmã mais nova do lendário Sherlock Holmes, Enola Holmes é um filme de aventura e investigação perfeito para o público pré-adolescente. Com uma criação nada convencional para as mulheres da época, Enola é uma jovem corajosa e inteligente que tem uma relação muito próxima com a sua mãe. Mas, quando acorda um certo dia e descobre que ela está desaparecida, Enola empreende uma busca individual à sua procura. Ao longo da sua investigação, a qual encara como uma verdadeira detetive, a jovem tem que despistar seus irmãos que querem reenviá-la para a escola e desvendar uma conspiração que envolve um jovem lorde que cruza o seu caminho.
Nimona (2023)
A animação com uma indicação ao Oscar se passa em um mundo futurista com um ar medieval. Em Nimona, um cavaleiro de nome Ballister Boldheart é acusado de um crime que não cometeu. Na trama, baseada na graphic novel homônima de N. D. Stevenson, Nimona, uma jovem rebelde capaz de se metamorfosear, é a última esperança do cavaleiro para provar sua inocência. Enquanto a linha entre heróis, vilões e monstros fica cada vez mais tênue, Ballister e Nimona causam grandes estragos ao reino em sua busca por tornar pública a verdade.
Desventuras em Série (2004)
Uma adaptação dos três primeiros livros da série literária de mesmo nome que foi um sucesso entre os pré-adolescentes, Desventuras em Série é um filme de aventura e fantasia um tanto quanto sinistro. Na trama, as crianças Baudelaire, como são conhecidas, logo tornam-se os órfãos Baudelaire. Após um incêndio de circunstâncias suspeitas em sua casa, o trio de irmãos muda-se para a residência do seu estranho e cruel tio, o Conde Olaf. Mas aquele que deveria ser um parente benevolente, na verdade não tem nenhum afeto pelas crianças, mas sim interesse em lhes roubar sua herança. Com Jim Carrey como o perverso Olaf e Meryl Streep como a tia Josephine, o filme leva os irmãos em uma jornada perigosa até a raiz do mistério que envolve os seus pais.
Matilda: O Musical (2022)
A versão musical de Matilda, obra do autor britânico Roald Dahl, responsável por A Fantástica Fábrica de Chocolate e James e o Pêssego Gigante, ganhou o público pré-adolescente da Netflix. Matilda: O Musical traz a história da imaginativa e extraordinária Matilda, uma menina que, em toda sua quietude, empreende pequenos atos de rebeldia contra seus egoístas e displicentes pais. Em uma escola que mais parece uma prisão, comandada pela opressora Miss Trunchbull, Matilda, com o apoio de sua encorajadora professora, Miss Honey, ousa tomar uma posição, descobrindo seu superpoder ao lutar pelo o que é certo.
A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets (2023)
A sequência da animação A Fuga das Galinhas chegou 23 anos após a história original, trazendo mais cenas divertidíssimas e de um humor inteligente. Em A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets, a galinha Ginger encontrou a paz após fugir da fazenda da maquiavélica Tweedy. Em uma ilha isolada, ela tem a sua primeira filha, Molly. Mas a jovem galinha se aventura para além dos limites da ilha e é capturada pelo funcionário de uma grande fazenda industrial. A dona do lugar é, ninguém mais ninguém menos, do que a própria Tweedy, cujo sonho é produzir os temíveis nuggets! Ginger e Rocky organizam uma operação de invasão da fazenda para libertar as galinhas reféns do plano cruel.
Adoráveis Mulheres (2019)
Dirigido por Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres é a mais recente adaptação do romance homônimo de Louisa May Alcott para o cinema. Em Massachusetts, no século XIX, as mulheres da família March vivem com alguma dificuldade, enquanto o pai luta na Guerra Civil. As quatro irmãs - Jo, Meg, Amy e Beth - tentam navegar um mundo repleto de imposições sociais para as mulheres enquanto tornam-se adultas. Jo sonha ser escritora, Meg tem o sonho de ser atriz, mas deseja mais ainda casar-se, Amy está estudando para tornar-se pintora e, quando a talentosa Beth fica muito doente, todas as irmãs reúnem-se para cuidar dela. A mais rebelde e espírito livre de todas, Jo não compreende o motivo do mundo insistir tanto na narrativa de que a finalidade de uma mulher é se casar - o que pode não ser boa notícia para Laurie, o vizinho e melhor amigo de Jo, secretamente apaixonado por ela.
Apollo 10 e Meio - Aventura na Era Espacial (2022)
Uma animação de Richard Linklater (Boyhood - Da Infância à Juventude) que leva um garoto da escola até a lua, em uma secreta missão espacial. O filme se desenrola na cidade de Houston, no estado americano do Texas, no fatídico ano de 1969, que viu o homem pousar na lua pela primeira vez na história. Apollo 10 e Meio - Aventura na Era Espacial corre em três perspectivas: dos astronautas, da base da NASA e de um garoto que fantasia também fazer a famosa viagem espacial.
Princesa Mononoke (1997)
O longa de Hayao Miyazaki, Princesa Mononoke, acompanha a jornada do príncipe Ashitaka rumo às florestas do oeste, onde ele espera encontrar a cura para uma maldição. Porém, Ashitaka logo se vê no centro de uma guerra entre uma colônia de exploração mineira e os deuses da floresta, na qual a ambiciosa Lady Eboshi quer matar uma jovem guerreira protegida pelos lobos, a Princesa Mononoke. Uma das obras primas do diretor japonês, a animação do Studio Ghibli contém provocações acerca das relações entre homem e natureza.
Ponte para Terabítia (2007)
Um filme repleto de imaginação e fantasia, mas que não foge das dificuldades reais. Em Ponte para Terabítia, Jess é um garoto talentoso e quieto, que costuma ser vítima de bullying na escola e cujos pais sofrem para pagar as contas. A única coisa que ele gosta é correr, mas após treinar todo o verão para ser o mais rápido da escola, ele é vencido pela nova aluna, Leslie. Apesar do acontecido, eles tornam-se amigos, e descobrem um reino mágico que chamam de Terabítia. No seu próprio refúgio, repleto de trolls e seres fantásticos, Jess e Leslie aprendem a lidar com as dificuldades e intimidações sofridas, abrindo a mente para novas possibilidades. Quando uma tragédia acontece, Jess tem que se reajustar a partir daquilo que aprendeu com Leslie.