Maestro é a segunda incursão de Bradley Cooper como diretor (a primeira, Nasce uma Estrela, foi um sucesso) e, mais do que uma cinebiografia sobre a vida do compositor e maestro Leonard Bernstein, o filme é uma história de amor que mergulha no casamento de uma vida entre Leonard (Cooper) e Felicia (Carrey Mulligan), sua esposa. No ciclo de painéis do Deadline, Contenders Film L.A., os atores falaram sobre a sua experiência.

Obra do destino

O projeto parecia destinado a Cooper, que desde criança tinha uma grande obsessão com o ato de reger uma orquestra e com 8 anos recorreu ao Papai Noel para realizar seu pedido. "Eu pedi uma batuta. Eu costumava assistir aqueles desenhos dos Looney Tunes, com o Pernalonga regendo e Tom & Jerry. Vergonhosamente eu passei horas demais fingindo que eu estava regendo quando eu era uma criança, e depois durante a minha adolescência, e talvez até na faculdade (...) Então eu passei todos esses anos obcecado por isso e eu acho que certamente tornou mais fácil que eu acreditasse nessa ilusão e nessa linda jornada como Lenny."

cineserie.com.br
Maestro © Netflix

Bradley Cooper já revelou em entrevista que, inicialmente, o filme seria dirigido por Steven Spielberg. Atrelado à produção como ator, Cooper ficou com muita vontade de também dirigir e abordou Spielberg sobre o assunto. Ao mostrar as imagens de Nasce um Estrela, que estava em processo de finalização, Spielberg ficou mais do que convencido a passar o bastão. (Destino?)

Carey Mulligan se juntou ao projeto ainda antes de Cooper ter um roteiro. A atriz chegou a ir até o Chile para conhecer a família de Felicia e ouvir o que as pessoas próximas tinham a dizer sobre ela. "Ela era uma pessoa fascinante. Quanto mais eu aprendia sobre ela, mais eu queria descobrir sobre ela (...) Ela queria ser atriz. Ela queria vir para Nova York, mas para saber onde ela chegou, eu precisava descobrir de onde ela veio."

cineserie.com.br
Maestro © Netflix

"Eu juro que o conheci"

O extenso tempo de pré-produção se tornou uma vantagem, dando aos atores tempo suficiente para um preparo profundo ao viverem personagens com tantas camadas. Imerso durante seis anos em Maestro, Bradley Cooper confessa que sentiu Leonard Bernstein. "Ele morreu em 1990, mas eu juro que o conheci. De verdade. O filme bagunçou o tempo para mim, ele dobrou o tempo."

cineserie.com.br
Maestro © Netflix

Quanto à trilha sonora com as composições do músico, Cooper explica que procurou honrar o legado musical de Leonard Bernstein. "A melhor coisa é contar uma história com a qual, espera-se, todos nós possamos nos conectar e tudo pelo ritmo da sua música. O filme é todo acompanhado pela sua música. Essa é a melhor maneira que eu consigo apresentar-vos a esse homem."

Onde assistir

Maestro teve sua estreia no Festival de Veneza e é mais uma das apostas da Netflix nas grandes premiações. O longa está indicado ao Oscar em 7 categorias: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor direção de fotografia, melhor roteiro original, melhor maquiagem/penteado e melhor som. O filme está disponível para streaming na Netflix.