Estreada nos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro, a cinebiografia do Rei do Reggae acaba de ganhar uma proximidade maior com o Brasil. Tudo por conta de uma revelação do diretor do longa, Reinaldo Marcus Green. Ele disse que o filme Bob Marley: One Love foi inspirado em Cidade de Deus.
O filme brasileiro indicado ao Oscar em 2002 foi exemplo desde o início do longa sobre Marley. A informação foi dada em entrevista ao Uol, onde Green falou sobre a produção como um todo. Ele disse que Cidade de Deus serviu como um espelho desde o primeiro encontro que teve com Ziggy Marley, filho de Bob.
"Eu estava tentando fazer um filme sobre um homem. E como faço para incluir música nisso?", se questionou Green. Foi a partir desta dúvida que o premiado longa brasileiro se mostrou como um norte ao cineasta. "Na verdade, Cidade de Deus foi um dos filmes que eu estava conversando com Ziggy desde a nossa primeira reunião. Foi assim: 'Cara, e se fizéssemos uma versão de Cidade de Deus?' Isso seria muito legal!".
Quais as influências?
Mais do que sugerir, Reinaldo Marcus Green contou que o filme serviu, mesmo, como um exemplo. A ideia apresentada à Ziggy Marley, com Cidade de Deus, foi logo acatada pelo filho de Bob Marley. Por isso, a cinebiografia do Rei do Reggae tem uma ligação especial com o Brasil.
O diretor Reinaldo Marcus Green disse que viu muitas respostas para as questões do seu trabalho no filme brasileiro. O cineasta exemplificou alguns aspectos de Cidade de Deus que charam sua atenção e foram essenciais. "Era rico em pessoas, em história e política", pontuou Green. "Eu senti como se fosse a parte importante para um filme como esse, sabe?".
Bob Marley: One Love
Bob Marley: One Love é uma cinebiografia com foco na história do Rei do Reggae. Se trata de uma celebração da vida e da música de Bob Marley. O cantor inspira até hoje várias gerações com suas canções repletas de mensagens de amor e união. A vida do artista, os shows e a convivência com amigos e família estão no longa.
O filme é estrelado por Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch. O elenco ainda conta com James Norton, Tosin Cole, Umi Myers e Anthony Welsh.
Trailer
Cidade de Deus
Co-dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme fez sucesso em 2002 por sua representação realista do aumento da violência de gangues nas favelas do Rio de Janeiro, com um elenco jovem e principiante.
Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias no 76º Oscar, porém não conseguiu conquistar nenhum prêmio. Mesmo assim, o filme aparece regularmente nas listas da crítica entre os melhores de todos os tempos. A produção está classificada em 25º lugar no IMDB. Além disso, tem uma pontuação de audiência de 97% no Rotten Tomatoes.