O thriller de crime 77 Blackout ('Apagão de 1977') vai contar com dois nomes de peso: Mahershala Ali, já vencedor do Oscar em duas ocasiões, e Tom Hardy. O longa-metragem está em fase de desenvolvimento e promete contar a história verdadeira da queda de energia que acometeu Nova York na noite de 13 de julho de 1977.

A previsão é que o projeto seja apresentado a potenciais compradores internacionais no Marché du Film, o mercado de cinema que ocorre durante o Festival de Cannes, confirmou o Deadline. Quem está a frente do longa-metragem, como diretor, é Cary Joji Fukunaga, que dirigiu a icônica primeira temporada da série investigativa True Detective e o mais recente filme do espião mais famoso do mundo, 007 - Sem Tempo para Morrer.

Baseado em eventos reais

A história de ficção de 77 Blackout tem origem em eventos que aconteceram na realidade. Na noite do dia 13 para o dia 14 de julho de 1977, Nova York foi acometida por um apagão, após uma série de raios atingir uma subestação de eletricidade, desarmando disjuntores e destruindo linhas de transmissão. Mas um problema aparentemente elétrico, abriu as portas para o caos total se instalar nas ruas. Saqueadores e criminosos de todo o tipo tomaram a cidade e aproveitaram a falta de energia para invadir lojas, uma situação que resultou em mortos e feridos e tornou inegável a constatação de degradação social que alguns bairros viviam.

cineserie.com.br
Registro fotográfico do apagão de 1977 © AP

Na produção para o cinema, Mahershala Ali e Tom Hardy vivem dois personagens que circulam por essa madrugada na cidade que nunca dorme. "Em 1977, cinco policiais desonestos formulam um plano para roubar três redutos criminosos - a Tríade de Hong Kong, a Máfia Italiana e a Máfia do Harlem - tudo em uma noite. Quando um apagão varre a cidade na noite do roubo, a equipe é forçada a navegar uma paisagem infernal, enquanto os anos de sobrecarga laboral e baixa remuneração forçam cada um deles a confrontar a sua própria moralidade.", lê-se na descrição oficial.

Ali pôde ser visto mais recentemente em O Mundo Depois de Nós, o filme apocalíptico que chegou à Netflix no final de 2023 e que conta com Julia Roberts e Ethan Hawke no elenco. O ator ainda protagoniza Blade, a nova produção da Marvel prevista para 2025. Já Hardy apareceu recentemente como o líder de uma gangue de motoqueiros em Clube dos Vândalos, ao lado de Austin Butler e Jodie Comer. Ele volta como Venom em Venom: The Last Dance, que estreia dia 25 de outubro de 2024.