Megalopolis é o filme que Francis Ford Coppola tem desenvolvido há mais de 40 anos, ocupando metade da vida daquele que nos trouxe O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e A Conversação. O filme fará sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2024, integrando o lineup da Mostra Competitiva.

O épico de ficção científica acaba de ganhar sua primeira imagem oficial com Adam Driver no papel de Caesar, um arquiteto do futuro que deseja reconstruir a cidade de Nova York tal qual uma utopia, após um desastre de grandes dimensões. Na foto, além de Driver, está presente a atriz Nathalie Emmanuel (Game of Thrones), que vive a personagem Julia Cicero no longa.

Coppola confessou ter reescrito o roteiro de Megalopolis mais de 300 vezes em uma entrevista recente à Vanity Fair. "Eu não estava exatamente trabalhando no roteiro durante os 40 anos, como eu frequentemente vejo escrito, mas eu estava coletando notas e recortes para um scrapbook de coisas que eu achava interessantes para algum roteiro futuro, ou exemplares de HQs políticas ou assuntos históricos diversos", disse o diretor sobre o desenvolvimento do longa.

O projeto é um dos maiores da carreira do cineasta, sendo orçado em 120 milhões de dólares, grande parte dos quais foi financiada pelo próprio. "No final, depois de muito tempo, eu escolhi a ideia do épico romano. E depois, um épico romano situado na América moderna, então eu só comecei a escrever esse roteiro nos últimos 12 anos ou mais. Além disso, como eu fiz muito filmes sobre assuntos muito diferentes e em muitos estilos diferentes, eu esperava por um projeto mais tardio da minha vida no qual eu pudesse entender melhor qual é o meu estilo pessoal.", contou.

Depois de tantos anos, o diretor pôde finalmente revelar o look do filme.

A queda de um império

"O destino de Roma assombra um mundo moderno incapaz de resolver os seus próprios problemas sociais nesta história épica de ambição política, gênio e conflitos amorosos.", lê-se na misteriosa sinopse de Megalopolis. A queda do lendário Império Romano inspira a mais recente produção de Coppola, que enxerga na América grandes semelhanças com Roma da antiguidade.

O diretor chegou a levar reflexões sobre o assunto para sua conta de Instagram, em uma postagem que questionava: "Com que frequência eu penso sobre a Roma Antiga?". Respondendo a si mesmo, Coppola escreve: "Bastante, já que a República Romana serviu de exemplo para o meu país, a América e suas instituições, e foi a inspiração para o meu próximo filme Megalopolis. O meu fascínio pela República Romana baseia-se na luta entre os partidos políticos durante a qual o interesse da República cedeu às ambições de alguns homens poderosos que abraçaram os objetivos dos partidos políticos para estabelecer as suas próprias fortunas e autoridade, confiando em forças armadas para alcançar esses fins, desferindo o golpe final numa constituição que já cambaleava para a sua queda.”

Megalopolis ainda não tem data de estreia e espera encontrar distribuidoras durante sua presença em Cannes, ainda em maio deste ano.