Enfim, após 40 anos de gestação, Megalopolis, o épico de ficção científica independentemente financiado por Francis Ford Coppola, teve a sua tão aguardada exibição no Festival de Cannes. Emocionado, aquele que é uma das últimas lendas vivas do cinema foi ovacionado por 10 minutos pelas mais de 2.300 pessoas que ocupavam a sala Louis Lumière e que presenciaram a estreia mundial do longa-metragem.

Coppola assistiu ao filme ao lado do elenco, que inclui Adam Driver, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Giancarlo Esposito, Jon Voight, Laurence Fishburne e outros, conta o THR. Ao fim da sessão, o cineasta, que perdeu a esposa Eleanor no passado abril, fez questão de apresentar os membros da sua família que trabalharam no filme, incluindo sua irmã Talia Shire (a Connie de O Poderoso Chefão) e o filho, Roman Coppola.

O diretor pediu o microfone e iniciou sua fala declarando, sobre todos aqueles que colaboraram em Megalopolis: "São todos a minha família. E, de fato, como Caeser (o personagem de Adam Driver) diz (no filme), 'Nós somos todos uma só família'". Veja o momento do discurso do cineasta a seguir.

"Nós somos todos uma família. Todos vocês são meus primos. Nós somos um. Nós somos a família da humanidade. É a quem nós deveríamos declarar a nossa fidelidade, a toda a nossa família, e a essa linda casa Terra que nós temos. É o meu desejo às crianças que vão herdar um lindo mundo de nós. A palavra mais importante que temos e a mais bonita do mundo, em qualquer idioma, é 'Esperanza' ou 'Esperança' - e é a isso que eu dedico este filme. Obrigado @festivaldecannes.", disse Coppola em meio aos aplausos.

Uma exibição épica

A aguardadíssima exibição de Megalopolis, que está em competição pela Palma de Ouro, foi antecedida por um dia particularmente especial para o projeto. Logo na manhã de quinta-feira (16), foi anunciado o lançamento mundial do filme em Imax. A chegada de Coppola ao Palácio de Cannes foi acompanhada por I Did It My Way, de Frank Sinatra, que ressalta o modo independente de produção do filme, totalmente financiado pelo próprio diretor que arcou com mais de US$ 120 milhões para produzir o longa da sua maneira.

Atravessando o tapete vermelho, a música tema de O Poderoso Chefão, composta por Nino Rota, tocou dentro da sala Luis Lumière, na qual o diretor foi recebido por aplausos.

Com Megalopolis, Francis Ford Coppola concorre à sua terceira Palma de Ouro em Cannes. A última vez que o diretor esteve presente no festival foi há 45 anos, quando Apocalypse Now ganhou o prêmio principal, cinco anos após A Conversação também ser premiado.