Para quem quer conhecer esse grande nome do cinema e não sabe por onde começar, ou para cinéfilos indecisos sobre qual deles rever, separamos os 5 melhores filmes de Stanley Kubrick, um dos diretores mais cultuados de sempre. Não é à toa que Kubrick continua sendo um dos maiores, qualquer um dos filmes abaixo promete uma experiência cinematográfica única!

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

cineserie.com.br
2001 - Uma Odisseia no Espaço © MGM

Um dos maiores filmes de ficção científica, 2001 - Uma Odisseia no Espaço é um marco na história do cinema pela sua dimensão filosófica e composição estilística. O filme é um olhar sobre a jornada humana, dentro e fora do planeta Terra. Após um artefato misterioso ser descoberto sob a superfície lunar, dois astronautas e um supercomputador, HAL 9000, embarcam em uma viagem até Júpiter, para desvendarem a origem do monolito. Em suma, o clássico demanda um olhar paciente, mas promete uma experiência transcendente. Os efeitos especiais de 2001 - Uma Odisseia no Espaço são super meticulosos e precisos, ainda mais para a época, e renderam um Oscar à obra de Kubrick.

Dr. Fantástico (1964)

cineserie.com.br
Dr. Fantástico © Columbia Pictures

Até abordando os temas mais sérios, Stanley Kubrick guarda espaço para o humor. Dr. Fantástico é, provavelmente, o seu filme mais engraçado e também sombrio, pela realidade e escala do tema. No longa, o General americano Jack D. Ripper (Sterling Hayden), sob uma suspeita pessoal e enlouquecida de que a URSS está envenenando a água dos EUA, ordena um ataque atômico à União Soviética. O Presidente americano (Peter Sellers) se reúne com figuras-chave no Pentágono, para tentar impedir os bombardeiros que receberam a ordem, mas estão incomunicáveis. Peter Sellers interpreta três personagens que tentam encontrar a solução antes que a aniquilação total seja inevitável. Um retrato impiedoso e satírico de um mundo pós-guerra em um universo hipermasculino em frenesi.

Laranja Mecânica (1971)

cineserie.com.br
Laranja Mecânica © Warner Bros.

A obra de Stanley Kubrick que mais se debruça sobre a violência humana, Laranja Mecânica é um queridinho dos cinéfilos pela sua inventividade e direção impecável. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, de Anthony Burgess, e acompanha Alex (Malcolm Mcdowell), o líder de uma gangue britânica em uma Inglaterra futurista. Os principais interesses do bando incluem roubar, espancar e estuprar quem bem entenderem, em atos de ultra-violência, de preferência ao som de Ludwig van (Beethoven). Contudo, ao ser encarcerado, Alex concorda em participar de um experimento psicológico que promete fazê-lo detestar violência, vislumbrando uma redução da sua pena. Mas o experimento não acontece como planejado e o resultado é uma obra brutal e visualmente estonteante sobre os limites da moralidade. Com certeza um dos melhores filmes de Kubrick!

Nascido para Matar (1987)

cineserie.com.br
Nascido para Matar © Warner Bros.

Outro filme de Stanley Kubrick que aborda a guerra, dessa vez a do Vietnã, é Nascido para Matar. Através da experiência de J.T. 'Joker' Davis (Matthew Modine) no exército americano, o filme revela as mazelas da guerra desde o tratamento humilhante nos campos de treinamento até os horrores do confronto real. Na primeira parte do filme, J. T. Davis serve como recruta do corpo dos fuzileiros navais, testemunhando a violência do ambiente e o enlouquecimento de um de seus colegas. No segundo momento, J. T. é selecionado para atuar como correspondente de guerra em Hue, onde a pressão psicológica e o perigo em cada esquina confrontam os combatentes que passam a questionar o sentido do conflito.

O Iluminado (1980)

cineserie.com.br
O Iluminado © Warner Bros.

Um icônico filme de terror de Stanley Kubrick, que até hoje incita teorias em volta dos seus mistérios. Em O Iluminado, Jack Torrance (Jack Nicholson) consegue um trabalho como zelador de um grandioso e isolado hotel, para onde se muda temporariamente com a sua família durante o inverno. Mas o seu filho médium, Danny (Danny Lloyd), tem visões de acontecimentos sinistros passados no Overlook Hotel e Jack cai sob a influência de uma presença terrível que o torna violento. O filme é uma adaptação da obra de Stephen King e é coroado com as atuações de Jack Nicholson e Shelley Duvall, que fazem o espectador tremer no universo assombrado e sobrenatural criado por Kubrick em um dos seus melhores filmes.