Os planos mudam. E foi o que aconteceu com o projeto da Disney para a sequência da história de sua primeira princesa de origem polinésia. Depois do sucesso de seu primeiro filme, a previsão era sequenciar Moana em uma série, mas agora um filme "2" está até com estreia anunciada para os cinemas.

A série Moana

O período da pandemia de Covid-19 aumentou a relação do público e da indústria cinematográfica com o streaming. Por isso, uma continuação do sucesso Moana estava destinada a se tornar uma série de televisão para o Disney+. A informação é da Variety.

cineserie.com.br
Moana 2 acaba de ganhar data de estreia nos cinemas. ©Disney

Para a publicação, o analista de pesquisa sênior da Roth MKM, Eric Handler, disse que "a estratégia da Disney não consiste mais em gastar muito em conteúdo para o streaming na esperança de atrair assinantes ". Ele explicou que o foco se volta novamente às salas de cinema, mas com a parcimônia que o mercado exige. "Eles estão perguntando: 'Como podemos maximizar a receita e a lucratividade?'", finalizou.

O CEO da Disney, Bob Iger, compartilhou na última teleconferência de resultados da empresa o motivo de o plano de uma série Moana ter sido revisto. A sequência se transformou em filme depois de as primeiras imagens da animação surpreenderem os executivos. "Ficamos impressionados com o que vimos e sabíamos que merecia um lançamento nos cinemas", disse ele.

Moana 2 nos cinemas

Surpreendentemente, a continuação de Moana foi transformada em um longa-metragem. A Disney já anunciou em um vídeo a estreia para novembro de 2024. Mais que isso, a Variety cravou a data de lançamento para 27 de novembro, nos Estados Unidos. Portanto, é previsível sua chegada aos cinemas brasileiros em dias próximos a esta data.

O que se sabe sobre o filme

A sequência deve começar quando Moana recebe um chamado inesperado de seus ancestrais desbravadores. Com isso, ela viaja para os mares distantes da Oceania e para águas perigosas e há muito tempo "perdidas". Se trata de uma aventura diferente de tudo o que ela já enfrentou.

Moana em live-action

Paralelamente à animação Moana 2, a Disney está desenvolvendo uma versão live-action da história. Em abril de 2023 foi anunciada a produção com um vídeo de Dwayne Johnson. Ele deu voz à divindade Maui, na versão em inglês da primeira animação. O ator interpretará o mesmo personagem na versão live-action.

Nesta quinta-feira (08), Johnson fez uma revelação exclusiva ao site ET. O ator contou que a protagonista já foi escolhida, mas fez mistério. "Uma das coisas interessantes sobre isso foi encontrar nossa Moana e como isso foi emocionante", disse. "A busca global para encontrar nossa Moana – que – entre você e eu, nós a encontramos – não vou te contar ainda. muito emocionante."

Previsto para chegar aos cinemas em 27 de junho de 2025 (EUA), segundo a Variety é muito provável que seja adiado. O objetivo é não saturar a história, já que a animação "2" tem estreia marcada para novembro deste ano.

Johnson também estará em Moana 2, reprisando sua dublagem de Maui.

Por que não lançar Moana 2 no Disney+?

A jornalista Rebecca Rubin, em sua reportagem na Variety, fez uma análise sobre os motivos que levaram a Disney a lançar Moana 2 nos cinemas e não em seu streaming. Segundo a jornalista, o impacto cultural é maior e mais duradouro se a estreia do filme acontece de forma "tradicional", nas salas de cinema. Ela explica que há uma percepção de que produções lançadas no streaming tendem a desaparecer mais rapidamente do inconsciente das pessoas. Sem contar que os estúdios tradicionais entenderam que se ganha mais com filmes lançados exclusivamente nos cinemas.

cineserie.com.br
Moana ©Disney

"Uma estreia nos cinemas é vista como geradora de reconhecimento e buzz para alimentar receitas de janelas secundárias, como entretenimento doméstico, vendas de DVD e eventuais estreias no Disney+. Isso sem falar em todos os brindes – todos os produtos de consumo possíveis, desde bonecas, camisetas, garrafas de água e chinelos, têm o rosto de Moana – que acompanham a produção de um filme para crianças".

"Os cinemas têm um histórico comprovado de conscientização e dinheiro", disse Chris Randleman, diretor de receitas da rede Flix Brewhouse, com sede no Texas. "É incrível ver os estúdios voltando ao modelo tradicional, que sempre funcionou."

O filme de 2016 se tornou um sucesso para a Disney, arrecadando mais de US$ 680 milhões de bilheteria global. Agora está ressoando nas novas gerações depois de explodir em popularidade no ano passado no Disney+. Moana foi o filme mais visto no streaming norte-americano em 2023, com 11,6 bilhões de minutos assistidos, segundo Nielson.